quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ponte de espaguete - o retorno

Hoje foi um dia bem tranquilo aqui na Ecole. A única atividade que eu tive foi uma atividade entitulada de Espaguete, uma atividade introdutória ao Projeto. Fomos divididos em grupos de 6 pessoas e em 45 minutos, com 1kg de espaguete e um carretel de linha tinhamos que construir uma ponte capaz de vencer um vão de 50cm. Acabamos não nos dando conta do tempo e nos lançamos a um projeto muito audacioso. Resolvemos fazer uma ponte pêncil, com duas colunas de apoio e a base da ponte presa às colunas por linha. Ela ficou bem bonita, mas não aguentou muito, só 200g. Tiveram pontes que chegaram a aguentar 4kg!!! Olhem só ela aí em baixo!!!



Essa atividade durou metade da manhã. Depois do intervalo tivemos que construir uma torre de espaguete. A torre deveria ter apoio para um copo e deveria ter no mínimo 50cm de altura. A nossa torre ficou muito melhor que a nossa ponte, pois fizemos um projeto bem mais simples e conseguimos terminá-la em 45 minutos. A nossa torre aguentou 2kg!!! Mas ela não quebrou, ela só se desequilibrou e caiu...


Eu achei a atividade muito legal. Foi uma ótima oportunidade de conversar com os franceses, já que eu era a única estrangeira do grupo. Acho que eu ainda não expliquei o que é o Projeto... Bem, o Projeto é uma atividade que dura os dois anos que eu ficarei aqui na França. É como se fosse uma das disciplinas da Ecole, mas o que temos que fazer é desenvolver um verdadeiro projeto de Engenharia, para alguma empresa ou laboratório, em grupos de 7 alunos. Temos que fazer tudo, do projeto à montagem, inclusive com planejamento de custos, pois a empresa nos financia. A Ecole propõe algumas ideias de projeto, mas também podemos desenvolver alguma idéia nossa.

Esse final de semana eu vou para Paris, em uma viagem organizada pela Ecole para os alunos estrangeiros. Vamos com a nossa professora de francês, e a nossa agenta está muito legal!!! Vamos visitar o Louvre, o palácio de Versalhes e até jantar na Torre Eiffel!!!! Estou muito entusiasmanda com a viagem!!!

Por hoje é só!!

Até a próxima!!

Beijos...

sábado, 19 de setembro de 2009

Journées du Patrimoine

Hoje aproveitei para dormir bastante de manhã e descansar da cansativa semana de estudos. Acordei quase às 11h e fui para Lille com o Bruno e com o Jéferson, veterano nosso que faz Eng. Mecânica na UFRGS, para almoçarmos. Comemos em um restaurante muito bom perto da Grand Place. Foram 11 euros muito bem empregados!!! Comi um frango ao molho de um queijo francês e o acompanhamento era, adivinhem, batata frita!!! Um pouco antes do almoço descobrimos que esse final de semana é a Journées du patrimoine (Dias do patrimônio). São dois dias em que todos os museus tem entrada gratuita, e é possível entrar também em diversos prédios públicos, como a prefeitura.

Eu e o Bruno vagamos sem rumo por Lille, que é uma cidade muito agradável, aconchegante e bonita. Fomos também ao Palais de Beaux Arts, o museu de Belas artes, onde pude ver um sarcófago do Antigo Egito, vasos gregos, muitas obras da Idade Média, e até quadros de Monet!!! O acervo do museu é muito grande e variado. Foi certamente um ótimo passeio.

Depois do passeio cultural, voltamos para a residência e fomos ao IKEA. Fui lá para comprar a minha cadeira, já que quando eu fui no começo do mês a cadeira preta estava em falta. Agora eu já tenho uma cadeira reclinável e de rodinhas muito confortável!!! Foi uma ótima compra.

Amanhã vou novamente para Lille, aproveitar o meu passe ilimitado no metrô e a Journée du Patrimoine.

Beijão!!!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Feliz aniversário, Vô Dani!!!

Bem, essas palavaras não vão ser sobre mim, e sim sobre uma pessoa muito especial para mim.

Feliz aniversário, vô!!!!

Muitas felicidades e tudo te bom para ti!!!

Muito obrigada por tudo que aprendi contigo!! Quero que saibas que é um exemplo de vida para mim!!!

Eu queria muito poder estar aí e te dar um abraço nesse dia tão especial, mas infelizmente não vai ser possível. Mas quando eu for visitar vocês eu entrego o abraço com um pequeno atraso...

Muitos beijos, com todo o meu carinho...

=)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

A École

A universidade onde estudo aqui na França (na verdade a École) é pública. Como diriam alguns no Brasil, ela é pública, gratuita e de qualidade! Aqui essas três palavras realmente fazem sentido. Eu não pago nada para estudar, não sei se os franceses pagam, mas eu acho que não, e as intalações da ecole são ótimas. As salas são super bem equipadas, não tem mesas riscadas, cadeiras quebradas ou falta de espaço. Tem banheiro por toda a Ecole e, pasmem, todos eles tem papel e até toalha e sabonete para lavar as mãos!! Também ganhamos todo o material para as aulas. Os professores nos dão os polígrafos, as folhas de exercício e até livro!!!

Acabei de voltar da aula de inglês e ganhei o livro que vamos utilizar nas aulas. Isso mesmo, eu ganhei o livro, posso escrever nele e tudo!!! Falando na aula de inglês, ela é realmente séria. Fizemos um teste na semana passada, e assim fomos divididos em turmas. Ao final do curso de inglês somos obrigados a fazer o TOEIC.

O RU daqui também é excelente. Acho que eu já falei dele aqui, mas temos direito ao prato principal e 3 acompanhamentos (salada, queijos, sobremesa, fruta e refrigerante). O único problema é que servem batata frita demais... Daqui a pouco não vou mais aguentar...

Vou teminar de dobrar as minhas roupas e depois vou na academia da residência. Vou tentar ser uma pessoa saudável...

Até a próxima
=)

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O WEI

O WEI, como eu já disse aqui é o final de semana de integração da Ecole. Na verdade é quase um trote para os "bixos", vulgos G1s. A diferença é que aqui pagamos para levar trote (e bastante... a brincadeira custou 120 euros), ao contrário da UFRGS, onde só tmeos que pedir dinheiro. Saímos da residência da Ecole na quinta feira à noite, às 22h30. Fomos diveididos em 5 ônibus, cada um com sua cor. Eu fiquei no ônibus azul, mas tinha também o verde, o amarelo, o vermelho e o rosa. Os integrantes de cada ônibus tinham que ir vestidos com a cor do ônibus, assim ficava fácil identificar o seu grupo. Antes de partimos ficamos 2 horas esperando, e enquanto isso os franceses gritavam musiquinhas para irritar os outros ônibus.

Quando finalmente partimos, achei que ia conseguir sentar no meu banco e dormir, já que eu estava bem cansada. Ledo engano... A viagem foi um verdadeiro inferno!!!! Foram 11 horas dentro de um ônibus cheio de franceses que não pararam de gritar nem um instante!!! Além disso passaram a viagem inteira fazendo brincadeira sem sentido, do tipo fazer corrida por cima dos bancos. Ainda bem que barulho não é muito um problema para mim, então consegui dormir um pouco.

Chegamos em um lugar desconhecido e paramos para tomar café da manhã: bolo, pão e Nutella. O lugar onde paramos ficava no topo de uma colina onde haviam dois castelos, o novo (do século XIX) e o antigo (do século XVII, eu acho...). Também pudemos ter uma bela vista do lago Leman. Na verdade pudemos imaginar a bela vista, já que estav tão nublado que não dava para enchergar nem o vilarejo no pé da colina.

Logo depois fomos para o lugar do WEI. Ficamos em um camping chamado Campéole La Pinede, perto d euma cidade chamada Douvaine. Douvaine fica as margens do Lago Léma, que é o mesmo que banha Genebra. O camping era muito legal, muito bonito e organizado. Ficamos em bangalôs para 5 pessoas. Almoçamos sanduíche de atum e fomos para a atividade da tarde. Participamos de uma corridada de orientação. Foi muito legal!!! Mas foi muito cansativo também... Foram 3 horas correndo de um lado para o outro, procurando pequenas bandeirinhas laranjas com a ajuda de um mapa e de uma bússola. Das 40 bandeirinhas só conseguimos achar 20... Mas perdemos muito tempo procuando bandeirinha inexistentes. Haviam 2 bandeiras que estavam no mapa mas não estavam no lugar. Chegamos no local antes dos responsáveis colocarem elas lá. Voltamos para o campo, tomamos banho (sim os franceses daqui até tomam banho!!!) e preparamos o jantar. O jantar foi massa com molho vermelho. O detalhe é que só tínnhamos a massa e o molho, nada de sal, nem de óleo. Vocês conseguem imaginar a delícia que ficou o jantar... Depois da janta teve soirée, a festa. Voltei para "casa" cedo, porque tenho necessidade de dormir.

O sébado foi o dia do rafting. Chegamos na beira do lago logo de manhã cedo, e estava MUITO frio!!! enquanto esperávamos a hora do rafting ficamos fazendo jogos na praia. Joguei vôlei e queimada. Enquando esperávamos, eu pensei em desistir do rafting, porque eu estava quase congelando. Quando chegamos no logal do rafting, vi que tinha roupa de neoprene, então resolvi fazer. Tomei a decisão certa, porque foi MUITO legal!!! Fizemos o bote virar, e até pular de uma pedra dentro do rio eu pulei. Voltamos para o campo e fomos para o "churrasco". Churrasco francês é pão com salsicha, que pode ser chipolata ou marguese (que é muito ruim). Depois teve uma apresentação de uma banda, que até tocou Ana Júlia!!! Ah.. outra música brasileira que toca bastante aqui é aquela do filme Tropa de Elite. O Clap, o clube cinematográfico da Ecole, apresentou os vídeos do WEI e o clube de teatro também fez uma pequena apresentação.

Domingo não teve nenhuma atividade especial, só uns jogos na praia. Passei a manhã jogando rugby!!! Isso mesmo. Meio que entendi como funciona. Depois dos jogos os vetreranos, que não tinham mais o que fazer, resolveram nos sujar. Jogaram espuma de barbear, farinha, água, detergente... ainda no domingo de manhã tiramos a tradicional foto do WEI. Tdos nós com uma camiseta brando do WEI formamos o número 2012 (o ano da nossa formatura) na praia.

Almoçamos e entramos no ônibus para voltar. A volta foi um inferno maior que a ida. Como era dia, ninguém dormiu...

Tirando as viagens de ônibus, eu gostei bastante do WEI. Conheci vários franceses, que são bem legais. Agora está mais fácil de praticar o francês, já que tenho com quem conversar.

Bem, até a próxima!!!

Beijão

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Primeiro dia de aula

Hoje foi o primeiro dia de aula na Ecole. Ontem tivemos só algumas formalildades, fizemos o nosso cartão do RU, o seguro saúde e ficamos pobres!!! Ontem foi o dia de pagar muita coisa na Ecole. Pagamos o WEI (week-end d'integration), as incricições nos clubes e associações da Ecole. Só aí já foram 320 euros...

Voltando ao dia de hoje...

Começamos com uma apresentação para todos os Bixos da ecole, os G1s. Os diretores apresentaram o funcionamento da Ecole para a gente, falaram sobre os tipos de formações oferecidadas pela Ecole, contaram a história do grupo Centrales, e quanto a Ecole custa para os cofres franceses (21 milhões de euros por ano, para uma instituição que tem cerca de 800 alunos).

Depois da palestra, tivemos aula de Automatique. Foi uma revisão se Sistemas e Sinais. Até fui chamada para resolver um exercício no quadro... Ecomonas aulas do Alberto, ganhei o direito de mandar outra pessoa para o quadro. Eu mandei o Bruno, o único que eu conhecia na turma. Tá, eu conhecia os chineses também, mas acho que eles não iam gostar de resolver um exercício no quadro...

Almocei no RU em frente a Ecole. Aqui tem várias opções de almoço, pode escolher entre o almoço normal, uma "formule" (sanduíche + bebida + sobremesa), ou uma espécie de a la carte... Depois do almoço me inscrevi em algumas atividades esportivas. Coloquei o meu nome na lista do futebol feminino, do vôlei, do freesbe e da salsa. Ainda não é certo que vou participar, hoje tinhamos só que manifestar interesse. Nesssa próximas semanasdevem acontecer os primeiros encontros, então tenho que escolher de qual (quais) eu vou participar.

A tarde foi a vez da aula de mecânica. A primeira parte foi quase desenho técnico. Primeiro tivemos que analisar o funcionamento de uma "grignoteuse" com base no esquema dela. depois desmontamos a ferramenta para ver se o esquema estava correto. Não perguntem o que é uma "grignoteuse", eu nunca tinha visto nada parecido com aquilo... Depois de um pequeno intervalo tivemos aula de mecânica de verdade!!! Revisamo os tipos de apoios que existem e fizemos a análise matemática deles, através dos torsores. Mais uma vez fui para o quadro resolver um exercício...

Estou saido para jantar na casa do meu parrain (o meu o padrinho). Hoje é dia do buffet parrain-fillot, um dia em que os nossos padrinhos nos oferecem um jantar.

Beijões

sábado, 5 de setembro de 2009

Primeira postagem em Lille

Faz mais de uma semana que eu cheguei na minha nova casa, Lille, e só agora estou escrevendo. Desculpa por ter deixado vocês tanto tempo sem notícias, mas essa primeira semana foi muito corrida. Ser dona de casa não é fácil... Agora que consegui colocar as coisas em ordem. Todas as roupas já estão fora da mala e dobradinhas dentro do armário.

Bem, vou começar do começo.

Na quinta feira da semana passada, dia 27 de agosto, os brasileiros organizaram um pequena festa de despedida na praia de Vichy. Estava quase todo mundo lá, e tinha MUITA comida. Chegamos lá às 18h e eu fui embora às 22h30, e quando eu saí ainda tinha muita comida. A mère d'accueil do Yuri fez tortas, quiches, sanduíches, etc. Eu fiz negrinho, e como ainda tinha que terminar de arrumar as malas, quase não dormi de quarta para quinta, tudo isso para enrolar os 150 negrinhos...

Na sexta de manhã o ônibus da Egide foi nos pegar no CAVILAM para nos trazer para Lille. Tinhamuita gente para se despedir de nós. Foi triste pensar que vou demorar um tempo para ver de novo aquelas pessoas tão especiais com quem convivi durante dois meses.

A viagem de ônibus foi tranquila, porém demorada. O ônibus era muito confortável e estava levando só 9 pessoas. Após 8h30 de viagem e um pequeno engarrafamento, finalmente chegamos ao longinquo Nord Pas-de-Calais. Nossos veteranos estavam nos esperando, nos deram as chaves dos nossos apartamentos e nos ajudaram a levar as malas. Tivemos um restinho de tarde para começar a colocar as coisas em ordem, e depois fomos para um jantar oferecido pelos veteranos. Foi um banquete!!! Tinha feijão, strogonof, camarão, comida chinesa, e tudo mais que vocês podem imaginar, exceto um churrasco de picanha.

Às 23h, eu e o Bruno saímos para buscar a Paty na gare. A Paty veio ficar uns dias comigo, enquanto a residência dela em Nantes não abria. Foi muito estranho pegar o metrô a noite. O metrô de Lille é totalmente automatizado, ou seja, não tem motorista, ele se move sozinho pelos trilhos. Quando chegamos na Gare, descobrimos que o trem da Paty estava atrasado em 1h30!!! Pois é, TGVs também atrasam. Ficamos lá esperando, e nesse meio tempo vimos uma corrida de roller noturan pelo meio da cidade. Descobrimos também que em Lille existem mendigos e bêbados vagando pela cidade. A Paty finalmente chegou e pudemos pegar um taxi para voltarmos para a residência, porque o metrô para de funcionar às 00h30.

Esse foi o final do primeiro dia. Depois eu continuo...

Beijão