domingo, 6 de dezembro de 2009

Orverdose de Paris

Adivinhem só para onde eu vou no final de semana que vem?
Para Paris!!!

O programa Eiffel, que me concedeu a bolsa, está completando 10 anos e para isso eles convidaram todos os bolsistas deste ano para uma solenidade em Paris, no palácio dos assuntos estrangeiros e europeus, em Paris, às margens do Sena! Parece que o evento vai contar inclusive com a presença do ministro!!!

Mas este não é o motivo principal da minha ida para Paris. Papai, Mamãe e Carolzinha chegam em Paris dia 13!!!! Eles vem passar o Natal comigo! E eu como boa filha que sou, vou recepcioná-los no aeroporto!

Então minha agenda está bem concorrida nesse final de semana. Dia 11 tem o coquetel da Egide, dia 12 eu vou no Disney sur Glace, e dia 13 meus papais chegam!!!! Parce que o ano vai acabar bem rapidinho, com a quantidade de eventos que eu tenho...

Beijos!!!

Sábado em Paris

Ontem estive novamente em Paris, em uma viagem proposta pelo ClubTime, para que pudéssemos ver a decoração de Natal da cidade.

Antes de narrar os acontecimentos do dia, preciso compartilhar com você uma lição aprendida:
- Nunca, jamais, em hipótese alguma, se locomova de carro por dentro de Paris!!!

Saímos de Lille às 6h da manhã e às 9h já estávamos em frente ao Jardim de Luxemburgo, onde encontramos Mlle Catsiapis, nossa professora de francês, e recebemos o nosso café da manhã, deliciosos pains au chocolat! Partimos, então, em direção ao cartier du Marais, no leste de Paris. O Marais é um antigo bairro aristocrata, onde moravam todos os nobres da corte francesa, antes da mudança para Versailles. Neste bairro encontramos diversos pequenos palácios, que aqui são chamados de Hotel. Visitamos o Hotel de Sully, vimos a casa onde Madame de Sevigné nasceu (que hoje em dia está ocupada por sem tetos), a casa onde ela morou durante grande parte da sua via, que hoje em dia se tornou o Museu Carnavalet, que conta a história de Paris e a casa de Victor Hugo, o mais famoso poeta francês.

Depois do almoço estava programada uma visita ao museu de Orsay, mas este está em greve, assim como o Louvre. Fomos então para MontMartre, um bairro ao norte de Paris, que antigamente era o bairro dos poetas e artistas em ascensão. Depois de 2 horas dentro do ônibus, finalmente conseguimos percorrer os incríveis 4,5km que separam Marais de MontMartre. Hoje em dia o bairro parece o centro de Porto Alegre, com muitas lojas populares, com roupas em balaios e muitas lojas e lembrancinhas de Paris. Na parte alta de MontMartre fica a Sacre Coeur, uma igreja lindíssima. Para ir até lá em cima existe um bondinho, o Funiculaire, mas nem tem tanta escada para subir. Ainda existem muitos artistas de rua em Mont Martre, o que torna o ambiente bastante acolhedor. Voltamos para o ônibus com o objetivo de irmos até a Galeria Lafayette, mas devido ao trânsito, tivemos que desistir. Mais duas horas dentro do ônibus e chegamos à Champs Elysées. Chegamos lá às 19h15, horário em que deveríamos estar saindo de lá. Mais uma hora de fila dentro do McDonald's (outra lição aprendida, não vá no McDonald's da Champs Elysées durante o período do Natal), e fianlmente conseguimos comprar o nosso jantar. Passeamos mais uma hora dentro de Paris (durante esse tempo conseguimos dar a volta na Torre Eiffel) e pegamos a estrada rumo a Lille.

Ah... esqueci de falar das luzinhas de Natal. Paris está bem bonita (também, não tem como ficar feia), mas achei que ela fosse estar mais decorada. A maioria da decoração está nas lojas...

Beijos!!!!

Gala de Nantes

Calma, eu não esqueci de vocês!!! Eu ainda estou viva, só não tive muito tempo de chegar perto do computador para escrever.

Na semana passada, dia 27 de novembro, saí da École logo depois da aula e fui em direção à Gare pegar o trem que me levaria a Nantes. As coisas não começaram muito bem. Meu professor terminou a aula uns 7 minutos depois do horário, e considerando que trens não atrasam e o meu saía às 18h29, esses 7 minutos me fariam diferença. Para piorar ainda mais a situação, ocorreu um problema técnico no metrô e ele demorou mais 8 minutos para sair da estação e ainda ficou parando no meio dos trilhos. Eu, o Jóia e o Yuri estávamos quase cancelando as nossas passagens. Por sorte, o metrô resolveu acelerar e fizemos o trajeto École-Gare em incríveis 11 minutos. Esse trajeto demora no mínimo uns 18minutos...

Ghegamos na Gare, entramos no nosso trem e nos acomodamos para a nossa viagem de 4 horas. Lá encontramos a Bruna, e seguimos os 4 rumo a Nantes. A viagem foi tranquila e lá chegando encontramos a Gabi, o Adrian e o Vladmir, que foram buscar a Bruna, o Jóia e o Yuri respectivamente. Quem veio me buscar foi a Paty, que chegou um pouquinho atrasada por que veio de carro com o namorado, e eles pegaram um pouco de engarrafamento. Fomos então para a casa da Paty na residência da École, onde a Ju estava nos esperando com uma deliciosa torta!!! Foi muito bom estar em Nantes, deu para matar um pouquinho da saudade que eu sentia dessas duas amigas muito especiais que eu não via desde o fim de agosto!

No dia seguinte saímos para passear em Nantes, mas chovia tanto, que eu quase não conheci a cidade. O que é uma pena, pois agora vou ter que voltar para lá e conhecer... hehehe

Na verdade consegui conhecer a Catedral, que é muito linda e também o castelo dos duques da Borgonha, que fica bem no meio da cidade, e é maravilhoso também. Também aproveitamos o dia para fazer umas comprinhas de última hora.... Voltamos para casa e fomos nos arrumar para o Gala.

Fazia muito frio e chovia demais na hora de sair e ir até o ônibus que nos levou para a festa. Mesmo de salto alto, nós sobrevivemos!

Mesmo com a música ruim que tocava na festa, foi muito divertido. O pessoal de Nantes é muito animado, não sei se é porque eles moram perto da praia ou por que estavam recebendo visitas... Voltamos para casa às 2h30 da manhã e dormimos bastante!!!

Domingo eu voltei cedo para Lille, para a minha realidade cinzenta, deixando para trás um dos meus melhores finais de semana aqui na França...