quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Estágio!!!





Na segunda feira comecei o meu estágio na Moteurs Fox (www.moteursfox.fr). É uma pequena empresa de reparação de motores, climatização e fabricação de sirenes de alerta sonoro, que fica em Tourcoing, uma cidade ao lado de Lille. Demoro uma hora para chegar lá de metrô, mas vale a pena. O estágio é bem legal, e estou aprendendo bastante.

Essa semana desmontei um transformador, medi tudo que era possível e imaginável, e não é que todas aquelas fórmulas que aprendemos são válidas na prática?

Hoje visitei uma pequena fundição, que fabrica as peças para as sirenes. Eu não fazia idéia que o processo era tão artesanal. Os moldes são feitos um a um, em areia bem compactada, onde é derramando o metal derretido. Assim que o metal esfria, eles retiram a areia.
Até tirei algumas fotos!!!



Beijos!!!

Até a próxima

domingo, 17 de janeiro de 2010

Fim do primeiro semestre

Essa sexta feira fiz a última prova do semestre. Foi uma prova de matemática (mais precisamente de Probabilidade, Integração e Transformadas), estava bem difícil, e para completar a nossa alegria, a questão que sabíamos fazer tinha um erro no enunciado que impossibilitava a sua resolução. E esse erro só foi corrigido pelo professor 30 minutos antes de acabar a prova. Isso é a Centrale! Revisão de prova não existe, assim como consideração ao aluno. Não fazemos idéia de quando vamos receber o resultado das provas, e a única informação que recebemos sobre as disciplinas é o nome.

Ainda bem que esse semestre acabou!!! Agora terei 4 semanas de estágio e 1 semana de férias, para então começar tudo de novo! Farei meu estágio na Moteurs Fox, uma pequena empresa que conserta motores e faz alguns motores personalizados, além de manter um arquivo de documentos relacionado a eletricidade. Meu tutor de estágio é muito simpática, e acho que vou aprender bastante!!! Além disso a carga de trabalho não é muito pesada.

Ontem a noite fui a um concerto da orquestra sinfônica universitária de Lille! Foi muito legal!!! Me deu muita saudade dos meus tempos de Monroe.... Quem me convidou foi a Bruninha, e fomos com vários outros franceses.

Bem, essas foram as aventuras da semana...

Beijos!!!

Até a próxima

sábado, 9 de janeiro de 2010

Encerando a semana com chave de ouro

Após mais de um mês sem escrever, finalmente venho dar notícias!!!

Essa última semana de volta às aulas foi uma loucura!!! Tive três provas, fiquei doente e ainda tivemos que entregar o primeiro relatório do projeto. Ou seja, mal tive tempo para respirar! Mas para minha alegria esses últimos dias da semana foram muito divertidos! Há muito tempo eu não tinha um final de semana tão bom aqui em Lille.

Ontem foi aniversário de um francês conhecido meu, o Rémi. Acabei indo na festa, e apesar de ser a única estrangeira, foi bem legal. É bom saber que não sou totalmente invisível na École!!! Algumas pessoas até sabem quem eu sou! Depois da festa, enquanto os franceses foram para o Torcho (festa temática na residência), eu fui para a casa do Christian, para uma reunião com os outros brasileiros. À exceção da Thais e do Thiago, todos estavam lá. Ficamos conversando e até jogamos pôcker!!! Para cada curso superior que eu fizer, eu tenho que aprender um jogo de cartas. Entrei na Engenharia da UFRGS e aprendi a jogar truco, e agora aqui na Centrale estou aprendendo a jogar pôcker.

Hoje o dia foi igualmente movimentado, mas dessa vez em companhia da minha lista BDS. Começou com um almoço de integração com alguns colegas. depois eu vim para casa, pois precisava de um tempo para dar uma organizada nas minhas coisas, que estavam muito bagunçadas desde antes do Natal. No meio da tarde saímos para jogar boliche. Não me revelei uma exímea jogadora, mas pelo menos consegui quebrar só uma unha!!! Isso foi uma vitória, e não os míseros 60 pontos que eu fiz na minha melhor partida... Terminamos o dia indo jantar em uma pizzaria muito gostosa no centro de Lille. Até amigo secreto nós fizemos!!! estou muito feliz de ter aceitado o convite para fazer parte da lista....

Amanhã o dia deve ser mais calmo! Talvez eu saia para aproveitar as Soldes, não é sempre que as coisas são vendidas pela metade do preço... Ou quem sabe eu comece a estudar para a próxima, e última, prova do semestre, a temida PIT (probabilidade, integração e transformada)

Até a próxima!!!

Beijos