quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Viagens mágicas da Catsiapis

Bem, já comentei aqui da nossa professora de francês, a Mlle Catsiapis. Ela é uma senhora muito simpática e a nossa maior puxa-saco aqui na França. Ela adora dizer que somos muito corajosos por estarmos sozinhos em um país diferente, que somos os alunos mais inteligentes do mundo, e morre de pena quando alguém fica doente. Ela também adora organizar viagens por preços meramente simbólicos.

Já passamos um final de semana em Paris, com direito a jantar na Torre Eiffel, por apenas 65 euros. O detalhe é que só um jantar na Torre custa no mínimo 70 euros!!! Também já passamos um dia em Paris por apenas 15 euros.

A próxima viagem que faremos será para Londres! Passaremos um dia na capital inglesa, visitaremos o palácio de Buckingham, a National Gallery, o British Museum e a Harods. Tudo isso por apenas 15 euros!!!!

Mas mais incrível ainda será o nosso final de semana no Vale do Loire, onde ficam os mais magníficos castelos da renascença. Por apenas 65 euros, visitaremos 4 castelos, jantaremos em um destes castelos, teremos transporte e hotel.


Por enquanto só me resta sonhar....

Beijos!!!

Reunião bandeirante

Terça feira compareci a minha primeira reunião bandeirante aqui na França. Já faz algum tempo que encontrei o contato desse grupo na internet, e que venho me correspondendo com eles por e-mail, mas só agora consegui tempo para me encontrar pessoalmente com eles. Nessa terça fizemos uma reunião de coordenação com os outros 5 chefes de grupo para prepararmos a reunião do sábado. O grupo é bem novo, tem só 2 anos, e tem cerca de 20 crianças entre 8 e 12 anos. As reuniões são bem parecidas com as nossas do ramo Ciranda: sempre tem um tema diferente, com fantasias e tudo mais, como os nossos encantamentos. A grande diferença é a duração e freqüência das reuniões, que têm 2h30 de duração e ocorrem a cada duas semanas.

Os coordenadores são todos muito gentis e simpático, além de novos!!! O mais velho tem 25 anos!!! No primeiro final de semana de março vamos ter o primeiro acampamento, mas infelizmente eu não poderei ir, já que tenho uma viagem marcada com o BDS, e se eu não for,acho que eles me matam... hehehe.... Bricadeirinha, eles são bem bonzinhos comigo.

Esperem por novidades no sábado!!!! Isso se eu tiver tempo de postar devido ao Gala...

Beijos!!!!!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Dia Mundial do Pensamento (Journée mondiale de la Pensée)


Cá estou eu, no Hemisfério Norte, portanto é inverno e não estou de férias. Acabo de me dar conta que hoje é dia 22 de fevereiro, Dia do Pensamento!!




Amanhã vou ter a primeira reunião com o grupo Bandeirante do qual farei parte. Estou há algum tempo entrando em contato com eles, mas só agora a minha agenda vagou (que garota ocupada... hehehe). Estou super ansiosa para fazer parte de um grupo por aqui. Sinto muita falta do meu querido núcleo, e principalmente dos amigos que fiz por lá. O movimento bandeirante é como uma grande família, onde todos compartilham um mesmo ideal.

Bem, agora vou parar de escrever, pois tenho bastante coisa para fazer nos meus 20m²...

Beijos!!!

Férias em Marseille

Atendendo a pedidos, vou contar o que aconteceu entre o Cirque de Soleil e o final das Férias.

Após o final do estágio, arrumei a minha mala e fui para Marseille, a mais antiga das cidades da França, fundada pelos gregos. A maneira mais barata (e mais rápida) de ir até lá é de avião. Peguei um vôo sábado de manhã, no pequeno aeroporto de Lille, que parece uma réplica do aeroporto de Porto Alegre. Em 1h20 cheguei em Marseille e encontrei a Vivi, que me hospedou.

Antes de continuar narrando as minhas "aventuras" preciso fazer uma pausa e explicar algo para vocês. Os franceses do norte sã conhecidos por sua hospitalidade e simpatia, enquanto os franceses do sul (o que inclui Marseille) são tidos como mal-educados. Portanto, fui para lá com grandes expectativas quanto aos habitantes...

Logo que chegamos no centro da cidade, fomos fazer a minha carteirinha do transporte público. Estávamos sendo atendidas no caixa quando uma senhora entra na pequena sala onde estávamos e começa a falar com o atendente. Ela reclamava que seu cartão não estava passando na catraca. A senhora não foi muito educada, mas o atendente foi menos ainda! Perguntou o que ela queria que ele fizesse, se ela estava esperando que ela pudesse passar na frente das duas senhoritas (no caso nós). Os dois ficaram discutindo por alguns instantes, e ele tentava explicar para a senhora como usar o cartão. A mulher não entendia, e o atendente perdeu a paciência e disse: Então vou lhe explicar em marselhês! A flecha deve estar para baixo e na sua direção! (e tomando o cartão da mão da senhora, mostrou como ela deveria inserir o cartão na catraca). Resultado: a mulher foi embora esbravejando, e eu fiquei com uma péssima impressão dos habitantes de Marseille.

Fomos para a casa da Vivi, onde larguei as minhas coisas e almoçamos. À tarde fomos conhecer a cidade. Achei a cidade muito bonita e limpa. O Mediterrâneo é incrível!!! Parecia que eu nunca tinha visto o mar antes.... Conheci o Vieux Port (Velho Porto), a Catedral La Major, a Basílica notre Dame de La Garde (que parece uma miniatura da basílica de Notre Dame de la Fourvière, devido aos seus incríveis mosaicos) e o Arco de Marseille. Toda cidade por aqui tem um arco, nunca vi coisa parecida... Apesar de todos esses monumentos, Marseille não parece uma cidade muito francesa... Impressiona a quantidade de árabes pelas ruas, e andando pelo centro, tive a impressão de estar no Brasil, devido a enorme quantidade de lojas abarrotadas de produtos na vitrine, e vendedores nas calçadas tentando te convencer a comprar. Muita coisa na cidade é escrito em francês e árabe! Do letreiro do banco até os avisos nos ônibus...

De noite conheci dois veteranos da Vivi, o Ruffus (que faz eng. Mecânica na Unicamp) e o Sylvain (que é francês) e começamos a seção cinema! Toda noite íamos na casa deles ver filme... Assistimos Sherlock Holmes, o curioso caso de Benjamin Button, Alvin e os esquilos, Surpresas do Amor, olimpíadas de inverno...

Domingo fomos ao salão do Chocolate e conheci a praia do Prado!!! E segunda feira foi dia de ir nas calanques. Que lugar magnífico!!! Nunca vi uma água tão azul, que contrastava com a brancura das rochas e com a floresta intocada! Se o lugar é assim no inverno, fico imaginando no verão, com o Sol brilhando e tudo mais... Depois da caminhada nas Calanques, fomos ver o Pôr do Sol no mediterrâneo, dos jardins do palácio do Pharo (antiga residência de Napoleão III, depois que ele saiu de Vichy). O Pôr do Sol no Medi (já fiquei íntima) é bonito, mas nada supera o Pôr do Sol no Guaíba!!!



Terça feira, eu e a Vivi fomos visitar Avignon, uma cidade murada próxima a Marseille. Avignon foi cidade do papas durante o século XIV (entre 1309 e 1377). Lá ainda existe um belo palácio que foi a residência papal nesse período, além da famosa (ou nem tanto assim) Ponte de Avignon. A ponte, que hoje vai só até a metade do rio Rhône (Ródano em português), foi construída no século XII por saint Bénezet (são Benedito), que dizia ter sido enviado por Deus para construir uma ponte sobre o Rhône.


Quarta feira aproveitamos para dormir bastante, e de tarde visitamos o Palais Longchamps, onde fica o museu de história Natural e eu monumento às águas, que como era inverno, não tinha água. E quinta, meu último dia em Marseille, fomos na patinação!!! Peguei o vôo de volta para Lille no final da tarde, e foi tão bom pegar o ônibus no aeroporto e dar de cara com um motorista super simpático!!

Viajar é muito bom, mas voltar para casa também é!!


Beijos!!!!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Uma tarde de inverno

Com o final das férias, voltam todas as atividades relacionadas com a École. Como vocês sabem, estou em uma lista BDS (uma chapa para concorrer ao grêmio estudantil dos esportes). Durante o estágio, meio que esqueci um pouco deles, mas agora não dá mais para se "esquivar"...

Hoje fomos jogar Ultimate no campo da École. Ultimate é um jogo com frisbee, onde os jogadores se dividem em duas equipes e o objetivo é fazer o frisbee atingir a zona do gol. Não é permitido andar com o frisbee, e se ele tocar no chão, a posse do frisbee passa a ser do outro time. O jogo é bem divertido e eu até marquei gols!!!! Depois do jogo, fomos gravar um pouco do filme de campanha. Fazia 3°C lá fora, e nós estávamos de camiseta manga curta!!! Eu quase congelei, mas agora já estou no quentinho da minha casa!!! Como é bom um aquecedor ligado no máximo...

Segunda feira recomeça tudo outra vez... Aulas, provas, projeto, trabalhos....

É hora de se preparar pscicologicamente...

Beijos!!!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Cirque du Soleil

Nessa quinta feira vim para Nantes assistir ao espataculo Saltimbanco do Cirque du Soleil. Com toda a certeza, foi uma das coisas mais maravilhosas que eu ja vi na minha vida. Foram duas horas em que ou fiquei de queixo caido ou dei altas gargalhadas.


Tudo no circo é magico! Os figurinos são perfeitos, a musica é envolvente e arrebatadora! Além disso, a musica não é gravada, tem uma banda e uma cantora ao vivo! A interação com o publico é incrivel. Os artistas pegam pessoas da platéia para fazerem parte do espetaculo.

Assistindo ao espetaculo, descobrimos que o homem é capaz de voar e é feito de borracha. Na verdade, em alguns momentos, eles nem pareciam humanos!!!!


Aconselho a todos, assitirem pelo menos uma vez na vida uma apresentação do Cirque de Soleil. E algo indescritivel!!!

Photos from Cirque du Soleil Saltimbanco

Beijos!!!

Esquiar - uma emoção do começo ao fim

Desculpa pela ausência de postagem nos ultimos tempos. Essa ultimas semanas foram bem corridas para mim.

Sexta feira passada, dia 29 de janeiro, parti para um final de semana de ski nos pirineus. Saî de Lille às 21h e so cheguei em Toulouse às 7h da manhã do dia seguinte. Peguai um trem ate Paros e depois um outro até Toulouse. Foi ai aue es sventuras começaram. Ao chegar na Gare, vejo uma movimentação acima do normal e descubro que, devido a um acidente envolvendo uma pessoa, todas as linhas de trem estavam bloqueadas. Olhei no painel e vi que todos os trens estavam com atrasos de 3 horas... Ficar na Gare, a noite, com frio e sozinha não é uma das melhores coisas para se fazer em uma sexta de noite. Felizmente, as linhas foram desbloquedas e o meu tremsaiu com apenas uma hora de atraso. Cheguei em Toulouse no horârio previsto, pois como o trem era noturno, ele parava no meio do caminho para dar tempo de chegar no destino em um horario que a estação estivesse aberta.

Ja em Toulouse, encontrei a Débora (que faz eletrica na UFC e esta na Centrale Paris) e o namorado dela, que tambem faz eletrica. Tomamos café da manhã e encontramos mais 3 amigos da Débora que iriam esquiar conosco. Os três meninos também fazem elétrica e estão participando de programas de intercâmbio, um deles esta em Toulouse, um em Lyon e o outro esta em Strasbourg.

As 8h 50 pegamos o trem para Ax-les-Thermes, onde fica a estação de Ski. A cidade é muito bonitinha, e a vista da estação é espetacular!!!! Alugamos os skis e fomos para a menor pista que encontramos, aquela que estava cheia de crianças de 4 anos de idade. Depois de uma rade inteira tentando, finalmente conseguimos descer aquela pista sem cairmos no meio do caminho... Mesmo assim, chegamos a conclusao de que precisariamos fazer aula. O dia chegou ao fim e resolvemos pegar o bondinho para descer. Chegando la embaixo, pegamos o ultimo ônibus para a gare e descobrimos o horario do trem de volta para Toulouse: 18h20 ou 20h50. Ainda bem que chegamos a tempo de pegar o primeiro trem.

Como a sorte não estava do nosso lado, fomos avisados que aquele tem não iria até Toulouse. praramos no meio do caminho e fomos até Toulouse de ônibus. Claro que demoramos o dobro do tempo para chegar. Jantamos e fomos dormir, na esperança de nhos recuperarmos para o dia seguinte.

Na manhã seguinte, devido ao cansaço, quse nao conseguimos acordar. O trem saia as 8h50, e acordamos as 8h. Depois de uma corrida alucinada, conseguimos chegar na gare as 8h49, instantes antes do trem partir. Chegamos na estação, colocamos os skis e fomos para a aula. Depois da aula, nos aventuramos a descer uma pista de 2,1km de extensão, e 600 m de altura. Era uma pista verde (nivel muito facil), e mesmo assim foi emoção suficiente para mim. No domingo nevou muito, então em alguns momentos a visibilidade era quase nula, o que nos impediu de apreciar a bela paisagem.

Quando nos demos conta da hora, estava,os quase atrasados para pegarmos o trem. Novamente saimos correndo, mas dessa vez nao conseguimos pegar o ônibus ate a gare, então tivemos que ir a pé. Conseguimos chegar a tempo e dessa vez o trem foi até Toulouse. Ja era domingo de noite, portanto era hora de voltar para a realidade. Peguei um trem noturno e voltei para Lille. Devido as condições climaticas desfavoraveis, o meu TGV atrasou um pouco. Mas no final, tudo deu certo.

Esquiar é muito bom!!!! Mas cansa MUITO!!!

Até a proxima!!!

Beijos