sexta-feira, 26 de março de 2010

Uma semana tensa

Hoje é sexta feira, e a semana finalmente chegou ao fim. Ainda bem, por que eu não aguentava mais... Cansei de ter que falar francês e apresentar coisas para a turma... Também cansei de tomar água e de sair da École porque ela está fechando....

A semana começou em uma segunda feira, depois de um super churrasco na residência. A primeira aula que tive foi Cultura e Comunicação, onde tivemos que simular uma situação de comunicação dentro de uma empresa para a turma. Lá foi a Cris, com a sua dupla, para o quadro, encenar uma conversa em francês. Sobrevivi ao primeiro desafio da semana.

Terça feira, achei que teria um dia calmo, mas me enganei. Ao meio dia recebi uma ligação da presidente da minha lista, perguntando se eu tinha algo para fazer depois da aula. Diante da minha resposta negativa, ele me intimou a participar de um desafio proposto pelo atual BDS. Os atuais BDX (BDS, BDE, BDA) propõe às listas desafios idiotas, que valem tempo a mais no debate entre as listas. O desafio do dia era montar uma equipe de 4 pessoas (dentre os quais uma menina), a equipe que mais bebesse ou comesse ganharia. Como não sabia direito o que me esperava, comi pouco no almoço. Chagada a hora do desafio, descubro que ele consistia em beber cerveja no menor tempo possível. Uma vez que eu não bebo álcool, pensei em voltar pra casa e deixar os meninos lá, mas o pessoal do BDS foi bonzinho comigo e substituiu a cerveja por água. Portanto agora tínhamos que tomar 14 latinhas de cerveja e 1,5l de água no menor tempo possível. Acabei com a garrafa d'agua em 2min12s, mas isso não foi suficiente para ganhar. Voltei para casa com fome e preocupada com a apresentação do meu estágio, que seria na quarta feira.

Quarta feira foi a minha Soutennance de stage (uma apresentação do que eu fiz no meu estágio, seguida de um debate sobre um tema pertinente). Novamente, lá foi a Cris falar francês na frente de todo mundo.... Já estava exausta, o que eu mais queria era ir para casa e dormir, mas eu não podia, pois faço parte de uma lista BDS. Nos encontramos às 19h na École para gravarmos mais algumas cenas do nosso filme. Só saímos de lá às 20h30, quando a École fecha e os funcionários nos expulsaram de lá. Ao invés de jantar e descansar, fui me arrumar para o torcho (festa). Estamos em época de eleição para o BDE, portanto as duas listas organizam os mais diversos eventos, que vão de lanches na École, café da manhã a domicílio, festa quase todas as noites, viagens, etc. A Taty e a Thais estão participando de uma lista, portanto todos os brasileiros foram prestigia-las nessa festa. Voltei para casa cedo, à 1h30.

Quinta feira, tive reunião com o patrocinador do meu projeto, então não pude ficar descansando. Consegui ficar acordada a manhã toda!!! De tarde, fui para a École às 16h, pois teríamos apresentação do relatório Multidimensional do nosso projeto. Nesse relatório temos que dissertar sobre os aspectos menos técnicos do projeto, e como ele se relaciona com a sociedade. A apresentação estava marcada para 18h30, mas como alguns do grupo ainda não tinha feito os seus slides, nos encontramos bem cedo. Ao nos encontrarmos com a professora, ela nos disse que não tinha o nosso relatório (mas nós o entregamos dia 10 de março). Como ela não fazia idéia do que tratávamos no relatório, a nossa apresentação foi muito mais extensa do que o previsto. Novamente fiquei na École até ela fechar, às 20h15. Cheguei em casa tão exausta que não tive nem ânimo para fazer jantar. Fui dormir às 21h30.

Hoje pela manhã tive a minha primeira aula prática de fabricação mecânica. O nosso professor não veio, e demoraram 45 minutos para encontrar um substituto. Passei a manhã manuseando uma fresadora, e tudo que eu consegui fazer foi cortar dois lados de um paralelepípedo de 6cm. Consegui também sujar as mão de graxa e me cortar tentando girar uma manivela. Finalmente o dia acabou, e agora falta só mais uma semana de École até as férias!!!!

Beijos!!!

domingo, 21 de março de 2010

Viagem a Londres

Nesse sábado fomos para Londres com a nossa professora de Francês, a melle. Catsiapis. Saimos da residência às 6h da manhã e chegamos em Londres às 12h.

Na viagem de ida, atravessamos o canal da mancha de barco, e portanto pudemos imaginar que estávamos vendo as belas falésias da Inglaterra. Digo imaginar porque o tempo estava bem fechado, então não vimos nada. Nossa primeira parada em Londres foi no palácio de Buckingham. Tiramos algumas fotos e fomos procurar algum lugar onde pudéssemos almoçar rápido. Acabamos indo à Victoria Station, o lugar mais perto que eu conhecia.

Em seguida fomos à National Gallery, que além de um prédio magnífico, tem uma importantíssima coleção de quadros. Adorei ver um quadro do Michelangelo inacabado. É muito interessante observar o processo de "fabricação" de uma tela. Também me impressionei com algums quadros do Van Gogh que estavam lá. Nunca tinha dado muita importância para ele, tanto que quando estive em Amsterdam nem fui no seu museu. Mas ver os quadros ao vivo é muito diferente de ver uma foto. As cores são muito mais vivas, e é possível ver a textura do quadro. Parecia que o vento estava realmente soprando no campo de trigo. Outro artista que gostei muito foi William Turner, que pinta uns quadros com bastante luminosidade. Novamente uma foto não chega aos pés da obra original, mas mesmo assim vou colocar uma imagem aqui.

Em seguida rumamos para o British Museum, onde está exposta a Pedra de Roseta. Lá está também metade da Acrópole de Atenas, que os britânicos tem a cara de pau de dizer (e colocar um aviso no museu) que retiraram de Atenas sem autorização pelo bem da humanidade, pois lá ela poderia estar a mercê de vândalos. Daqui a pouco não vai nem valer a pena visitar o Egito e a Grécia, pois a maior parte do patrimônio histórico dessas culturas foi retirada de seus países de origem e colocados em grandes museus, por serem mais "seguros". O British Museum tem também uma incrível coleção de múmias!!!

Nossa última parada foi a Harrods, o império do luxo. É possível encontrar qualquer coisa dentro daquela loja gigantesca., exceto uma fatia de torta na cafeteira...

Saímos de Londres às 19h, e à 1h30 já estava dentro da minha casa. O dia foi ótimo, porem cansativo...

Como estou ficando velha, acordei essa manhã as 9h30, isso que eu tinha me convencido a dormir bastante hoje... Nem preciso mais de despertador para ir para a École, estou acordando sempre antes...

Beijos!!!!

Faltam menos de duas semanas!!!!

Aniversário da Ju e final de semana em Nantes

Calma... não esqueci do Blog... A semana foi bem cheia e para completar, ainda fiquei doente.. Mas vou colocar vocês a par dos acontecimentos da última semana.

Dia 12 de março foi aniversário da Ju, uma amiga minha que está em Nantes. Aproveitando que não tive aula de tarde, peguei o trem logo na primeira hora da tarde. Infelizmente, nesse horário só tinha trem com parada (e conseqüentemente troca de gare) em Paris. Teria uma hora para trocar da gare du Nord para a Gare Montparnasse, que ficam a 13 estações de metrô de distância. Achei que teria tempo de sobra, e estava até pensando em parar no centro de Paris para comprar lembrancinhas. Mas infelizmente não deu. O metrô parou de funcionar no meio do túnel, a viagem demorou mais do que o previsto e eu não esperava ter que andar tanto para sair da estação do metro e chegar no trem. Nunca vi uma gare tão grande!!! Acabei chegando 5 minutos antes do meu trem sair.

Ao chegar me Nantes, uma grande surpresa me aguardava!!! A Ju estava lá para me buscar!!! A Paty me pregou uma boa peça.. me disse que eles iam ter aula e que só poderiam me buscar meia hora depois da minha chegada. Fiquei muito feliz com a companhia!!! Fomos então procurar um bolo de aniversário, velinhas e balões para a festa da noite. Procuramos no centro da cidade e não encontramos!! Fomos então para o supermercado, onde encontramos tudo o que precisávamos e mais um pouco...

Praticamente todos os brasileiros de Nantes foram na festa da Ju. Só não foram aqueles que estavam no Chalange Lyon (uma competição esportiva entre as Écoles). Chalange esse que foi ganho (pela terceira vez consecutiva) pela Centrale Lille!!! Voltando a festa da Ju... Perto da meia noite, a Vivi chegou em Nantes, vinda de Marseille. Então ficou faltando só a presença do pessoal de Lyon, Larinha, Sérgio e Will, que chegaram no sábado de manhã.

Sábado aproveitamos para passear pela cidade. Fizemos piquenique no Castelo, conhecemos uma raça evoluída de pombas, as pombas alpinistas! isso mesmo, la no castelo dos duques da Bretanha tem pombas que escalam paredes e sobem escadas pulando... Fomos também nas "Machines de l'île", onde tem um elefante mecânico em tamanho natural. Pela noite fomos ao TexMex, um bar onde toca salsa, e que a Ju adora!!! Como sempre, tivemos dificuldade para acordar domingo, e quase não tivemos tempo para almoçar. Voltei para Lille às 14h e cheguei em casa às 18h...

Esse foi um final de semana de muitos aniversários... No domingo teve também o aniversário do MEU AMOR.... Foi bem triste não poder estar ao lado dele... Mas tudo bem, outros aniversários virão!!!!


Agora falta só eu contar da viagem para Londres nesse sábado...

Até logo mais que um churrasco me espera!

Beijos!!!

domingo, 7 de março de 2010

Final de semana com a lista

Como vocês já sabem, estou me candidatando ao BDS da École. Para isso faço parte de uma lista com mais 18 francês. Para a campanha precisamos fazer várias coisas, inclusive gravar um vídeo para o lançamento. Foi isso que fomos fazer em Wimereux, cidade litorâneas, as margens do Canal da Mancha.

Saímos da residência no sábado de manhã, às 10h30. Logo no começo da viagem encontramos uma estrada em obras e um carro a frente de nós freou abruptamente. Resultado: um leve engavetamento entre 3 dos nosso carros. Tivemos então que parar a viagem para irmos no mecânico, pois os meninos ficaram assustados e queriam saber se não tinham danificado nada de importante. Quase uma hora depois, pudemos seguir viagem. Chegamos em Wimereux e descobrimos que o camping estava fechado. Fomos então almoçar no centro da cidade.

Aproveitando que estávamos no centro, resolvemos gravar algumas cenas do filme. Essa eu não posso contar, pois é segredo!!! (Bem coisa de francês... ninguém pode saber nem quem são os integrantes da lista, tudo tem que ser surpresa)

Voltamos para o camping, gravamos mais um pouco e montamos as nossas incríveis barracas 2 segundos! Isso mesmo, as mais modernas barracas francesas vem com a armação já montada, é só desamarrar uma cordinha e a barraca está pronta. Eu ainda não falei do frio nessa viagem!! Que absurdo, justo ele que foi um grande companheiro. Esse final de semana foi muito gelado, portanto, assim que o sol se pôs, fomos jantar em um lugar bem quentinho no centro da cidade: uma pizzaria!!!

Voltando para o campo, colocamos todas as roupas disponíveis e fomos tentar dormir. Com uma temperatura lá fora de -3°C, vocês acham que alguém conseguiu? Eu agradeci muito quando o relógio despertou às 7h da manhã, pois assim eu ia poder tentar me esquentar. Arrumamos as coisas e fomos para uma outra praia, onde tínhamos uma reserva para fazermos "char à voile". Não sei o nome disso em português, mas o Google disse que é "iate de areia". Como não tinha vento, não pudemos brincar, e nos contentamos em gravar mais um pouco do filme e passar mais um pouco de frio. Às 14h o frio e o cansaço nos vencemos e voltamos para casa.

Passei a apreciar muito mais o valor de um banho quente!!!! E também descobri que, não importa quão frio esteja em Porto Alegre, nunca mais vou reclamar da temperatura...

Boa noite!!!

Até a próxima!!!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Desventuras no Gala

Esse sábado ocorreu o Gala de Lille. Era para ser um grande evento, e para isso, convidamos todo o pessoal das outras Écoles. A Paty, a Ju, a Vivi e a Larinha vieram para ficar aqui em casa. Nossas aventuras (ou seriam desventuras) começaram no meio da tarde de sábado.

A Paty, a Ju e a Larinha estavam vindo diretamente da viagem de férias e deveriam chegar em Lille às 17h e pouco (digo pouco, porque o horário em que elas deveriam chegar ainda é uma incógnita para mim!!! Elas nunca quiseram me falar). Cheguei na Gare às 17h30, vinda diretamente da reunião Bandeirante, e descobri que os trens estavam atrasados. Devido a um acidente com um Eurostar (sempre ele!!) o tráfico entre Bruxelas e Lille estava bastante perturbado. Elas deveriam chegar aqui às 18h40. Depois de conseguir falar com as meninas, resolvi ir para casa me arrumar e fazer o jantar. Por volta das 19h as meninas chegaram lá em casa.

A Vivi veio de Marseille de avião, e chegou em Lille às 21h20 do sábado. Nossos planos eram de estarmos prontas para podermos encontrarmos ela antes do Gala. Mas demoramos muito tempo nos arrumando e tive que pedir para os meninos encontrarem a Vivi e a levarem para o Gala. Eu e as meninas pegamos a navette (ônibus fretado) das 22h30 aqui na residência. A viagem parecia tranquila até que o nosso motorista se perdeu e parou em uma rua que estava interrompida. Adivinhem só o que ele fez! Parou o ônibus, abriu as portas e mandou todo mundo sair. Nos vimos no meio de uma estrada escura, acompanhadas de um monte de franceses e sem saber para onde ir (acrescente o fato de estarmos de salto alto e vestido). resolvemos seguir o fluxo, e um quilômetro depois, finalmente chegamos ao Carré du Hélin.

Chegamos sãs e salvas, mas começamos a ficar preocupadas com os outros brasileiros que não tinham chego. Descobrimos que eles não conseguiram pegar a navette das 23h30 saindo do centro, pois estava muito cheia. Eles voltaram para a residência e esperaram uma navette extra passar.

A festa foi bem divertida e foi ótimo poder rever todo mundo!!!

Porém, mais problemas aconteceram na hora de voltar. Quando resolvemos sair da festa, às 4h da manhã, estava chovendo muito!!! Acabamos nos atrasando na hora de pegar os casacos e conseqüentemente perdemos a navette das 4h. resolvemos então pegar a das 4h30. Fomos lá para fora e descobrimos que a navette anterior não tinha passado. Ficamos esperando no frio e na chuva até 5h15 da manhã, quando finalmente duas navettes apareceram. Nos atiramos lá para dentro, com medo de ficarmos sem lugar. Felizmente todas nós conseguiram lugar na navette e chegamos em segurança na residência.

No dia seguinte, fomos levar o pessoal na gare. Devido à tempestade Xynthia, todos os trens estavam muito atrasados!!! Isso acabou sendo bom para nós, já que assim deu tempo de almoçar...


Bem e assim terminou mais um final de semana!

Beijos!!!!