terça-feira, 29 de março de 2011

Porque se sujar faz bem



Para fechar o final de semana com chave se ouro, depois de levar a Vivi na Gare, fui trabalhar um pouco para o BDS. No nosso programa de campanha alguém teve a "brilhante" idéia de construir um terreno de pétanque na residência, e como fomos eleitos, estamos cumprindo. Pétanque é um esporte parecido com bocha, e é super popular na França. É o décimo esporte em número de jogadores registrados na Federação! 

Pétanque
A école forneceu o material, mas a mão de obra é por nossa conta. Ficamos a tarde toda cavando um buraco no chão da residência. Estou dolorida até agora, e os meus tênis continuam no chão do banheiro, esperando que eu tenha vontade de deixá-los branquinhos outra vez.

Não apareço na foto, mas eu também trabalhei duro
Para completar a odisséia do domingo, estou doente (por isso fui liberada para voltar para casa mais cedo). Estou me sentindo a Pequena Sereia, só que ninguém deu nada em troca pela minha voz. Estou completamente rouca!!! Já fui no médico e já estou tomando os remédios, agora é só ter paciência...

Beijos e boa noite!!!

domingo, 27 de março de 2011

Gala 2011

Sexta feira ocorreu o Gala da École. O Gala é uma festa de gala, como o nome sugere, e a princípio é a festa de formatura dos alunos do último ano, mas como aqui ela acontece totalmente fora de época, é só uma festa com pessoas bem arrumadas.


O Gala é também a oportunidade de reencontrar os amigos, ano passado veio bastante gente, mas infelizmente, esse ano só a Vivi veio para o meu Gala. Mas mesmo assim foi SUPER divertido. A festa foi na Bélgica, em um castelo, e fomos de carro com o Thiago. Fazia tempo que eu mão me divertia tanto em uma festa, também fazia tempo que eu não ia em uma festa (tirando as festas da école, onde eu só trabalho, a última festa que eu fui foi o Gala Nantes, em dezembro). Eu e a Vivi ficamos até as 4h da manhã dançando!!! E sem um grama de álcool no sangue! É possível se divertir sim sem beber. Outra coisa legal deste gala foi o fato de terem pensado nas pessoas que não bebem, fizeram um coquetel sem álcool e também tinha refrigerante e sucos. Ano passado, a única bebida não alcoólica que estava disponível era Red Bull, um absurdo! 


Brasileiros no Gala


A única parte chata de ir a festa é que o dia seguinte não rende nada! Acordamos no meio da tarde, fomos no supermercado comprar ovo e fizemos pão de queijo e assistimos Glee!! De noite saímos para jantar com os outros brasileiros de Lille. Como era sábado de noite, todos os restaurantes estavam lotados, acabamos indo em um restaurante italiano onde conseguimos reserva para as 22h, mas só conseguimos a mesa às 22h30.


Hoje, infelizmente, tive que levar a Vivi na estação de trem. É tão ruim quando as pessoas tem que ir embora... =/ Pelo menos a Vivi estuda na UFRGS!!!!


Beijos a todos!!!


Boa noite!!!

terça-feira, 22 de março de 2011

Visita à fábrica da Bombardier

Hoje a tarde fui visitar a fábrica da Bombardier, um dos maiores fabricantes de trem da França. A fábrica fica em Crespin, a 50 minutos de Lille. A visita foi uma atividade da eletiva Transporte Grande Velocidade.


A Bombardier é uma empresa canadense, com sede em Montreal, que trabalha nos setores aeronáutico e ferroviário. É a terceira maior empresa de aviação civil e líder mundial na fabricação de materiais ferroviários e serviços relacionados. Eles tem uma única fábrica na França, que fica em Crespin.




Em Crespin são fabricados os TER, trens regionais, e também os Franciliens, trens metropolitanos para a grande Paris. São fabricados em média 500 trens por ano, em uma fábrica que é gigantesca. assim como na GM em Gravataí, existem várias outras empresas ao redor que são fornecedoras de matéria prima. Eu fiquei extremamente impressionada com o processo de fabricação dos trens: é praticamente artesanal! As soldas, o posicionamento dos cabos, a colocação dos adesivos, dos bancos, o apertar do parafusos, é tudo feito a mão!!! Infelizmente não consegui tirar fotos da usina, mas consegui algumas na internet.


Vocês sabiam que um vagão de trem pesa até 20 toneladas? E que em cada vagão tem em média 35km de cabos elétricos? E que eles são projetados para resistirem a choques frontais com outro trem à velocidade máxima, sem dano à carroceria? A minha percepção dos trens mudou completamente depois de hoje...




Boa noite a todos!


Beijos!!!

domingo, 20 de março de 2011

Viagem a Londres

Chegando na Inglaterra, com sol e muito vento!

Ontem estive em Londres pela quarta vez, e posso dizer que é uma das cidades na Europa que mais me encanta. Londres é vibrante, animada (apesar do clima), histórica e moderna! Saímos de Lille bem cedo, às 5h da manhã, e chegamos em Londres uma hora antes do previsto, às 10h. O dia estava lindo!!! Tinha sol e estava quente, não precisei nem do casaco.

Nossa primeira parada foi o Imperial Museum of War, na parte sul da cidade. O museu é bem interessante. A coleção é bem menos completa do que o Musée de l'Armé em Paris, mas ele é mais interativo. Pode-se entrar nos aviões, ver os tanques por dentro e tocar na maioria das coisas. Depois da visita, que durou a manhã inteira, fomos almoçar no centro da cidade. Em seguida fomos para o palácio de Buckingham. Caminhando a passos lentos e aproveitando a paisagem, fomos para o Hyde park. Sentar na grama em um dia ensolarado é uma coisa que eu não fazia a tanto tempo (porque em Lille não tem Sol), que eu quase tinha esquecido como era bom...

Intrior do Imperial Museum of War

Em frente ao Imperial Museum of War

O da terminou na Harrods, após 10.5 km de caminhada. A loja é o império do luxo, muito mais do que as Galeries Lafayette em Paris. Eu nunca tinha visto a coleção de antiguidades da Harrods, eles tem móveis do século XVII a venda! Às 17h30 voltamos para Lille, e mais um dia chegou ao fim...

Hyde Park

Beijos a todos!!!!

quinta-feira, 17 de março de 2011

St Patrick's day

Hoje é St Patrick's day e eu só percebi isso quando saí na rua...

Meu queridos bixos me convidaram para jantar fora e passear um pouco no centro de Lille. Como faz muito tempo que eu não saio, e sair sozinha não tem a menor graça, eu aceitei! Jantamos no Subway e fomos para a rua dos pubs. Só então eu vi os cartazes, chapéus e pessoas de verde e me lembrei que dia é hoje... 

Acabamos entrando no primeiro pub não lotado que encontramos. Por não lotado, entenda sem segurança na porta te impedindo de entrar. E demos sorte! O lugar estava muito cheio, mas para cada duas cervejas Guiness compradas, eles estavam dando um chapéu. Eu comprei um cerveja, que acabei dando para um dos meus bixos, só para poder ficar com o chapéu!!!! Até tirei uma fotos com o meu celular, mas como o cabo de dados dele está passeando no Brasil, não vou poder colocar aqui... =/


Mas eu tenho um bixo muito querido que tirou uma foto minha!!! Obrigada Felipe!!!


A "soirée" foi super divertida!!! Pena que amanhã eu tenho que acordar cedo por causa do projeto... 

Mais beijos e boa noite!!!

Acredite na humanidade!

Ontem, após um dia comum, fui para a casa do Bruno para jogar video game com ele e com o Thiago. Na verdade eu fui só sair de casa, pois sou muito ruim jogando, mas eu até tentei jogar tênis de mesa e tiro ao alvo. No resto do tempo eu fiquei conversando e vendo os meninos jogar.

Como nenhum de nós estava a fim de cozinhar, resolvemos pedir uma pizza e refrigerante. Cerca de meia hora depois o entregador chegou e quando fui buscar o pedido , ele estava incompleto: faltava a garrafa de refri. O entregador me disse que já voltaria para trazer a garrafa e paguei o pedido todo. Quando voltei com a pizzas, os meninos disseram que o entregador nunca iria voltar com a minha bebida. Preferi ter um pouquinho de esperança, e algum tempo depois o entregador realmente voltou!!!!!!


Fiquei muito feliz por ver que ainda existem pessoas honestas nesse mundo!

Beijos a todos!!!!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Curiosidade sobre o jogo de vôlei que assisti em Vichy

Essa foto ainda vai valer uma fortuna -hehehee
Estava olhando umas fotos antigas e lembrei de um jogo da seleção infanto-juvenil brasileira de vôlei que aconteceu em Vichy em agosto de 2009, e resolvi pesquisar um pouquinho. Descobri algumas coisas interessantes, como o fato dessa seleção ter disputado o campeonato mundial infanto juvenil! A seleção terminou a competição em nono lugar. Também descobri o nome dos atletas e do técnico. Vou anotar esse nomes para ficar de olho neles no futuro. Anotem vocês também!



#1 Marcelo Vitor Lobato Alves
#2 Augusto Cesar Santos
#3 Pedro Rafael Oliveira Reck
#4 Victor Hugo Rocha Pereira
#5 Ary de Souza Nóbrega Neto
#6 Eykman Nunes Silva
#7 Otávio Henrique Rodrigues Pinto - Capitão
#8 Ricardo Lucarelli Santos de Souza
#10 Guilherme Augusto Gentil
#13 Renan Freire da Purificação
#14 Thiago de Melo Araújo
#18 Hugo Hamacher Silva

Foto da notícia
Foto do site da Confederação Brasieira de Voleibol
Para quem quiser saber mais: http://www.cbv.com.br/cbv2008/noticias.asp?IdNot=12052
http://www.cbv.com.br/cbv2008/noticias.asp?IdNot=12092


Beijos e boa noite!!!

domingo, 6 de março de 2011

Sábado em Gand

Como já comentei no post anterior, estamos em período de campanha para o BDE. Daqui a uma semana será escolhido por votação o novo BDE, algo como o centro acadêmico, da École. E para ganhar os nosso votos, as chapas, aqui chamadas de listas, organizam diversas atividades, como viagens, lanches, almoços, jogos, etc.

Atendendo a pedidos, uma fotinho de Gand

A atividade de ontem uma viagem gratuita para Gand, uma cidade belga que fica a 70km de Lille. A cidade é conhecida por seu castelo, sua arquitetura e pelos seus bares (como toda a Bélgica). O passeio começou pela magnífica catedral da cidade, que está incrivelmente bem preservada. De todas as igrejas que já visitei, acho que só perde em esplendor e beleza para a basílica de São Pedro, no Vaticano. Eu realmente não esperava encontrar uma catedral daquele porte em Gand! Pena que não é possível fotografar dentro da igreja. Passeamos um pouco pelo centro histórico e depois fomos para o Illuseum (http://www.illuseum.be/) um museu de ilusão de ótica. A visita foi muito legal! E incrível como é fácil enganar os nossos olhos e o nosso cérebro...

Após a visita do museu voltamos para centro, jantamos, passeamos mais um pouco e fomos para um bar encontrar o resto do grupo. O bar era muito agradável, a música era boa, as bebidas eram baratas. O refrigerante custava 2€, muito menos do que se paga em qualquer restaurante na França, as cervejas eram 2€ ou 3€ e os drinks mais elaborados custavam 6€. E ainda ganhamos 3€ de consumação.

Agora vem o fato mais surpreendente da viagem: eu bebi cerveja! Depois de quase duas horas, eu consegui terminar com 250ml de cerveja de cereja! Eu ainda prefiro um suco de frutas, mas até que ela não era ruim....

A única parte ruim da viagem é o insuportável cheiro de cigarro que está no meu casaco. A Bélgica ainda não proibiu o fumo em lugares fechados, o que quer dizer que terei que mandar lavar o meu casaco com urgência, mas como está MUITO frio em Lille, não posso ficar sem ele, se não eu vou congelar....Também não posso abrir a janela para areja-lo um pouco, pois o aquecimento da minha casa não está funcionando... =/

Vou ficando por aqui...

Beijos a todos!