sexta-feira, 15 de abril de 2011

RIO - o filme

Dando uma folga no projeto, me permiti ir ao cinema ontem de noite. E o filme escolhido: RIO!!!! E não podia ter feito uma escolha melhor! Eu adorei o filme!! Não sei se foi o fato de ser divertido, leve, falar do Brasil ou eu me identificar com o personagem principal. Na verdade acho que foi tudo isso, e também o sotaque brasileiro de um dos personagens (porque o filme era dublado em francês)!


Recomendo o filme a todos!!


Amanhã eu entro em férias e vou esquiar. Vou levar o computador junto, mas não sei se terei acesso a internet. Desejo a todos um bom final de semana!!!

Beijos!!!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Viagem à Champagne

Final de semana passado, dias 9 e 10 de abril, o ClubTIME  (associação de alunos estrangeiros da École) organizou uma viagem para a região da Champagne e Strasbourg.


Saímos de Lille no sábado de manhã bem cedinho, e mesmo saindo de Lille com um pouco de atraso, chegamos em Epernay antes do horário previsto. assim deu tempo de visitar a catedral da cidade uma igreja moderna para os padrões europeus, que data do início do século XX. Epernay é a terceira maior cidade da região do Marne, no leste da França, com 26 609 habitantes e é conhecida por ser a capital da Champagne. É la que se situam as mais importantes caves de champagne.



Assim que buscamos a nossa professora de Francês na estação de trem, fomos visitar a cave da Moët & Chandom, um dos mais importantes produtores de champagne. O fundador desta cave era amigo de infância de Napoleão Bonaparte, que costuma passar as férias em Epernay, na casa do amigo. As caves são enormes, mas desconsiderando o preço do champagne e o fato da visita ser em francês, não diferem muito da que temos em Bento Golçalves, no Rio Grande do Sul. Depois da degustação e de uma passada na loja fomos visitar a cave da Mercier. A Mercier foi a primeira fabricante de champagne a abrir suas caves a visitação, e a visita é feita em um trenzinho com um áudio-guia, o que não é tão legal quanto uma pessoa te guiando. Depois da visita fomos almoçar. O almoço foi na prpória Mercier e estava DIVINO!!!!! Depois do almoço recebemos um exemplar do livro que escrevemos para a aula de francês e eu quase morri de vergonha quando a minha professora disse, na frente de todo mundo, que eu estava muito parecida com a futura princesa da Inglaterra, a Kate Middleton.



Depois do almoço fomos para Reims visitar a Catedral onde praticamente todos os Reis da França foram coroados! A catedral é realmente impressionante, e durante a primavera ela fica ainda mais linda, com todos os jardins ao seu redor super floridos. A visita terminou no final da tarde, quando fomos para o hotel. No dia seguinte de manhã fomos para Strasbourg, que fica na divisa com a Alemanha. Em Strasbourg fizemos um passeio de barco e almoçamos chucrute em um restaurante freqüentado por todos os políticos (Strasbourg é sede do parlamento europeu). À tarde visitei a catedral, que é cor de rosa!!! E também encontrei o Gui, com quem fiquei conversando a tarde toda. É tão bom encontrar amigos que nos conhecem desde antes da minha vinda pra França, é bom para matar um pouquinho da saudade do Brasil. 

Voltamos para Lille no final da tarde, para mais uma semana cheia de coisas para fazer!!!

Beijos!!!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Um mês cheio de atividades

Provavelmente estarei meio ausente do Blog este mês. Tenho realmente muita coisa para fazer. A mais importante delas é o fim do projeto. Semana que vem temos que entregar o relatório final, e eu ainda não terminei de escrevê-lo. Esse final de semana tem a última viagem do ClubTIME, vamos para Strasbourg e para a região da Champagne. E dia 16 começam as férias!!!! Vou passar uma semana esquiando, se tiver neve. 

Bom mês de abril para todos!!!

Beijos