domingo, 29 de maio de 2011

Fim de semana em paris

Para comemorar o fim da primeira semana de estágio, dia 20 de maio resolvi ir para Paris. Comprei o bilhete de trem, liguei para o pessoal de Lille que agora está em Paris para avisar que eu ia ( nessa ordem, pois garantir um lugar para dormir não é muito importante... hehehe), saí do trabalho, arrumei a minha mala e fui para a Gare. Combinamos de sair na sexta de noite, e com eu cheguei tarde em Paris, fui toda arrumada. Acabamos não saindo, pois o pessoal estava cansado...






No dia seguinte almoçamos em um restaurante tradicional de Paris e passeamos pela cidade de bicicleta, e fomos em um parque perto da casa da Tati, da Thais e do Jóia. Até de montanha russa eu andei!!!! No finalzinho da tarde eu encontrei a Paty! Eu estava com MUITA saudade dela!!! A noite fomos em uma festa em Paris, na Showcase, uma boate que fica embaixo da ponte Alexandre III! Foi muito legal.... O único problema foi voltar para casa depois... Pegamos o ônibus noturno das 4h, e chegamos na gare de Lyon à 4h35, só que o outro ônibus que precisávamos pegar só passaria as 5h30. Decidimos então alugar uma bicicleta. Até aí tudo bem, em menos de 15 minutos já estávamos em casa, o problema foi achar um lugar para devolver as bicicletas!!!! Ficamos rodando mais de hora para nos livrarmos daqueles trambolhos... Vi até o sol nascer...


Lógico que o domingo não rendeu muito, visto a hora em que fomos dormir.. Mas eu consegui almoçar com a Paty, o Thiago e o Angelo, que foram ver Piratas do Caribe 4. Fui dormir cedo no domingo pois peguei o trem das 7h da manhã na segunda... Fui direto para o trabalho...


Cansei, mas valeu a pena!!!


Beijos!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Marseille (mais uma vez)

Assim que a École acabou, fui novamente para Marseille. Dessa vez o motivo era muito nobre: o aniversário da Vivi!!! Fui para Marseille na quita de manhã de avião, e quase perdi o vôo, pois não escutei o despertador tocar. Ainda bem que o meu relógio biológico funciona bem, e acordei sozinha 3 minutos antes do horário programado! Após um pouco de correria, consegui chegar no aeroporto e cheguei tranqüilamente em Marseille.

Após um pouco de espera pela Vivi, que tinha aula de manhã, fomos para a praia! É tão bom estar no sul da França, lá tem sol e faz calor. Até deu para tomar banho de mar. Na sexta eu e a Vivi fizemos maratona Piratas do Caribe, para relembrarmos da história, pois o quarto filme estreou logo depois. A noite fomo a uma festa na École, que conseguiu ser pior que as festas da minha École. Mesmo assim foi divertido, pois vários brasileiros foram.

Sábado foi o dia de buscar o pessoal na Gare. Buscamos a Larinha, o Sérgio, o Will e a Ju! Logo depois fomos para os Calanques, onde tomamos mais banho de mar!!! Mas a água estava muito gelada... A média para maio é de 15 graus... =/  Mas eu sobrevivi para contar a história para vocês!!!

Voltamos dos Calanques, tomamos banho, e fomos para o jantar de aniversário da Vivi. Foi em um restaurante chinês/ japonês/ tailandês à volonté (buffet livre). A comida estava maravilhosa! Saímos do restaurante no último ônibus e fomos para um bar. Ficamos um tempo por lá, dançando e depois fomos para uma boate! O bom da França é que as boates são de graça, então dá para entrar, ver se está bom e sair sem peso na consciência... A festa não estava boa, e já estávamos cansados, então voltamos para casa. 

No dia seguinte levamos o pessoal na Gare, e eu só voltei para casa na segunda feira de manhã, para começar o estágio!!!

Beijos!!!!

Fim da École

Assim que o projeto acabou, foi hora de se dedicar de novo à École. Ainda tive dois dias de aula e avaliação de 3 disciplinas!!!! Quando saí da École na terça feira de tarde senti um alívio muito grande! Uma sensação de dever cumprido... Até fiquei surpresa em não sentir nem um pouquinho de tristeza.

Mas isso não durou muito. No dia seguinte fui para a École de novo, por causa da AG de fin de mandat du BDS, a assembléia de final de mandato do BDS, onde apresentamos tudo o que fizemos durante o ano. Eu até falei na frente de todas as pessoas que estavam no anfiteatro nos escutando!!! Fiquei orgulhosa de mim. Passada a empolgação do momento, chegou a hora de voltar para casa e deixar a École... Foi muito triste ir embora, e deixar todos aqueles amigos para trás. Pessoas que foram muito especiais para mim nesses últimos dois anos, e que talvez eu nunca mais veja... Mas isso é sinal de que valeu a pena!!!!

Beijos!!!!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Fim do projeto, e da École!

Estou MUITO atrasada nas minhas postagens, e o pior é que eu nem posso dizer que foi falta de tempo... =/
Vamos continuar de onde eu parei.

Tive que encerrar as minhas férias um pouco mais cedo, na quarta feira de noite, porque apresentaríamos o projeto na terça feira, dia 03/05, e devido a compromissos do nosso professor orientador, não poderíamos fazer uma pré apresentação com ele no final de semana. O final de semana foi uma loucura de tanta coisa para fazer, pois os professores são bem rígidos, e não é fácil apresentar um projeto de 2 anos em 20 minutos! Finalmente a terça feira chegou, fizemos a apresentação e logo em seguida recebemos os notas! Fomos um dos melhores projetos desse ano! Não sei o resultado de todos os grupos, mas não achei ninguém com nota maior que a nossa, só achei um grupo com nota igual. Foi muito bom ter o esforço recompensado.

Porém, como na Centrale nem tudo são flores, esse ano eles resolveram "penalizar" os bons grupos. Tivemos que fazer uma segunda apresentação na quinta feira de manhã, apresentação essa que não valia nada, nem nota, nem prêmio, nem parabéns na revista da École, era só mais trabalho pra gente. Preparamos a apresentação na quarta de tarde, e apresentamos na quinta de manhã no primeiro horário. Nosso projeto não tinha apelo junto ao juri, e como ele é confidencial, não pudemos mostrar o resultado do projeto. Soma-se a isso o fato que alguns jurados não estavam presentes na nossa apresentação, pois chegaram atrasados, e a nota final do projeto foi a SOMA das notas dos jurados, e não a média. Eles são muito espertos! Eu sei disso pois o nosso professor orientador fazia parte da banca, e ele nos contou esse absurdo.

Finalmente chegou a hora do almoço e eu me vi definitivamente livre do projeto! De tarde eu ainda fui na aula de francês e voltei para casa para estudar. Na sexta feira fiz prova de recuperação de Direito. Espero ter conseguido passar, mas já estou esperando receber uma das menores notas da turma. Isso por que todo mundo, exceto a boba aqui, estava colando na maior cara de pau. Era Iphone no colo, livro aberto na cadeira do lado, várias idas ao banheiro para consultar material e colegas, etc. As vezes dá raiva ser certinha! 

Finalmente o final de semana chegou e eu pude enfim descansar! Mas não por muito tempo, pois a segunda semana de aula, apesar de curta, foi cheia de coisa para fazer.

Beijos!!!!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Férias!!!! (parte 2)

A segunda parte das minhas férias foi no sul da França, em Marseille. Saí de Lille no domingo de manhã e fui rumo à Marseille de trem. Depois de um leve imprevisto com o metrô em Paris, onde eu tive que trocar de trem e também de estação, consegui chegar ao meu destino final. Depois de ser recepcionada por amigos muito queridos, fui para as Calanques. As calanques são um lugar incrível, impossível de descrever em palavras a beleza de lá.

Infelizmente estava frio, e não pudemos aproveitar o mar. Voltamos para a casa da Vivi, onde encontramos o coelhinho da páscoa. Como todo domingo de páscoa que se preze, teve caça ao ninho e muito chocolate!!!!!  No dia seguinte visitamos o Chateau d'If, que inspirou a história do Conde de Monte-Cristo e as ilhas du Frioul, outros lugares belíssimos!
Chateau d'If

Terminamos o dia com uma visita à Notre Dame de la Garde, uma das minhas igrejas preferidas! Ela é tão acolhedora e ainda tem uma vista linda!

No dia seguinte fomos visitar Nîmes, uma cidade romana não muito longe de Marseille. Como a cidade é pequena, meio dia de visita é suficiente para conhecer tudo, então não reservamos hotel, mas mesmo assim tínhamos algumas malas. O problema é que devido ao "plan vigipirate" (plano de prevenção ao terrorismo), não conseguimos deixar as nossa malas em nenhum lugar!!!! Passear com malas não é muito lega, mas mesmo assim aproveitamos bastante.

Passamos a outra metade do dia em Montpellier, onde fizemos um passeio de trenzinho, pois já estávamos cansadas de caminhar. Montpellier é uma cidade muito bonita, e é mais bonita ainda no verão!!!

A nossa última parada foi Carcassone, uma cidade medieval inteiramente restaurada no século XIX, pelo arquiteto Eugène Viollet-le-Duc. A cidade é incrível, uma verdadeira volta ao passado!

Infelizmente as férias não duram para sempre, e tive que voltar para Lille para estudar e trabalhar para o projeto, mas essa é outra história....

Beijos!!!!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Férias!!!! (parte 1)

Eu sei que eu estou atrasada com as postagens do blog, e que já faz duas semanas que eu voltei para a École. Mas aqui estou eu, escrevendo de novo....


Depois de semanas estressantes na École por causa do projeto e das aulas, finalmente tive direito a duas merecidas semanas de férias. Na sexta feira de tarde partimos para o ski. Atravessamos a França  em um ônibus apertado, barulhento, gelado e não paramos para jantar, mesmo assim eu consegui dormir o suficiente! Acordei com um maravilhoso nascer do sol, aos pés de lindas montanhas nevadas (que não estavam tão nevadas assim). era o início da semana de ski da École. O primeiro dia foi apenas burocracia, conseguir as chaves dos quartos, pegar a comida da semana, alugar os skis, etc.


No dia seguinte é que a verdadeira aventura começou! Como eu não sei esquiar muito bem, e gosto muito da minha vidinha para me aventurar em alta velocidade por uma montanha, resolvi fazer aulas de ski. Começamos aprendendo os fundamentos e logo fomos para uma pista verde (o nível mais fácil). Apesar de alguns tombos, estava conseguindo esquiar bem direitinho. A aula acabou e o professor disse que tínhamos avançado bem e que poderíamos tentar uma pista azul que começava no topo da montanha. Depois do almoço lá fomos nós. Tudo teria sido perfeito se não fosse o meu medo de altura. Cheguei lá em cima, olhei pra baixo a as minhas prernas ganharam vida própria! Ela tremiam incontrolavelmente!!! Como não queria atrapalhar os meninos, disse para eles descerem, que eu daria um jeito na minha situação. A minha primeira idéia foi descer no mesmo bondinho em que subimos, mas o bondinho não descia!!!!! Quem faz um bondinho só em uma direção??? 


A outra alternativa era pegar uma outra pista (bem mais plana), um teleférico para subir mais um pouco e finalmente um bondinho para descer. E lá fui eu, esquiando bem devagarinho, tentando me concentrar para não olhar pra baixo. Chegeui no teleférico e mais uma surpresa: era um daqueles teleféricos abertos, em que vamos com os pés soltos, e com os skis. O grande desafio é que tem que sair esquiando... Sentei na cadeirinha, a barra de segurança não fechava direito, e eu morrendo de medo que os meus skis caísse. Finalmente cheguei lá em cima, e na hora de sair, a barra de segurança que eu tinha colocado para cima, volta e bate com tudo na minha cabeça! Que belo dia de ski que eu tive.


Uma vez que não tinha mais nada para fazer na estação além de esquiar, no dia seguinte voltei para a aula. Dessa vez fomos com o professor na mesma pista que eu tentei no dia anterior, a Méphisto (que de acordo com a lenda é um dos sete príncipes do inferno - que nome apropriado, não?). Comecei a esquiar, fiz um pedaço da pista e novamente desisti, por medo. Subi a pista a pé e fiz o mesmo caminho do dia anterior... 


Não me dando por vencida, no dia seguinte tentei de novo! Dessa vez fomos em um grupo grande e em outra pista. Era uma pista que começava bem fácil, e na hora de ter medo, eu já estaria muito longe para poder voltar. Consegui descer tudo bem direitinho. O único problema é que o final da pista era muito difícil, portanto peguei um teleférico até o topo da montanha, mas ainda tive que caminhar um bom pedaço. 






Assim os meus dias continuaram, até o sábado pela manhã, quando voltamos para Lille, e começou a segunda parte das minhas férias. Apesar das dificuldades, o Ski valeu muito a pena! Foi uma semana inesquecível, pelos tombos, risadas, pela companhia....


Beijos!!!!


=)