quinta-feira, 14 de abril de 2011

Viagem à Champagne

Final de semana passado, dias 9 e 10 de abril, o ClubTIME  (associação de alunos estrangeiros da École) organizou uma viagem para a região da Champagne e Strasbourg.


Saímos de Lille no sábado de manhã bem cedinho, e mesmo saindo de Lille com um pouco de atraso, chegamos em Epernay antes do horário previsto. assim deu tempo de visitar a catedral da cidade uma igreja moderna para os padrões europeus, que data do início do século XX. Epernay é a terceira maior cidade da região do Marne, no leste da França, com 26 609 habitantes e é conhecida por ser a capital da Champagne. É la que se situam as mais importantes caves de champagne.



Assim que buscamos a nossa professora de Francês na estação de trem, fomos visitar a cave da Moët & Chandom, um dos mais importantes produtores de champagne. O fundador desta cave era amigo de infância de Napoleão Bonaparte, que costuma passar as férias em Epernay, na casa do amigo. As caves são enormes, mas desconsiderando o preço do champagne e o fato da visita ser em francês, não diferem muito da que temos em Bento Golçalves, no Rio Grande do Sul. Depois da degustação e de uma passada na loja fomos visitar a cave da Mercier. A Mercier foi a primeira fabricante de champagne a abrir suas caves a visitação, e a visita é feita em um trenzinho com um áudio-guia, o que não é tão legal quanto uma pessoa te guiando. Depois da visita fomos almoçar. O almoço foi na prpória Mercier e estava DIVINO!!!!! Depois do almoço recebemos um exemplar do livro que escrevemos para a aula de francês e eu quase morri de vergonha quando a minha professora disse, na frente de todo mundo, que eu estava muito parecida com a futura princesa da Inglaterra, a Kate Middleton.



Depois do almoço fomos para Reims visitar a Catedral onde praticamente todos os Reis da França foram coroados! A catedral é realmente impressionante, e durante a primavera ela fica ainda mais linda, com todos os jardins ao seu redor super floridos. A visita terminou no final da tarde, quando fomos para o hotel. No dia seguinte de manhã fomos para Strasbourg, que fica na divisa com a Alemanha. Em Strasbourg fizemos um passeio de barco e almoçamos chucrute em um restaurante freqüentado por todos os políticos (Strasbourg é sede do parlamento europeu). À tarde visitei a catedral, que é cor de rosa!!! E também encontrei o Gui, com quem fiquei conversando a tarde toda. É tão bom encontrar amigos que nos conhecem desde antes da minha vinda pra França, é bom para matar um pouquinho da saudade do Brasil. 

Voltamos para Lille no final da tarde, para mais uma semana cheia de coisas para fazer!!!

Beijos!!!

2 comentários:

Ingrid Simm disse...

Concordo coma a tua professora de Francês.
Vi as fotos e ralmente essa viagem deve ter sido muito boa.
Aproveita bastante esses tues últimos meses na Franca( por essa estada).

Beijinhos,

Mamãe

Helena W. disse...

Criiis, tu ta mtoooo linda nessa foto!! hehe
to com saudades d ti! Bjjs