domingo, 6 de dezembro de 2009

Sábado em Paris

Ontem estive novamente em Paris, em uma viagem proposta pelo ClubTime, para que pudéssemos ver a decoração de Natal da cidade.

Antes de narrar os acontecimentos do dia, preciso compartilhar com você uma lição aprendida:
- Nunca, jamais, em hipótese alguma, se locomova de carro por dentro de Paris!!!

Saímos de Lille às 6h da manhã e às 9h já estávamos em frente ao Jardim de Luxemburgo, onde encontramos Mlle Catsiapis, nossa professora de francês, e recebemos o nosso café da manhã, deliciosos pains au chocolat! Partimos, então, em direção ao cartier du Marais, no leste de Paris. O Marais é um antigo bairro aristocrata, onde moravam todos os nobres da corte francesa, antes da mudança para Versailles. Neste bairro encontramos diversos pequenos palácios, que aqui são chamados de Hotel. Visitamos o Hotel de Sully, vimos a casa onde Madame de Sevigné nasceu (que hoje em dia está ocupada por sem tetos), a casa onde ela morou durante grande parte da sua via, que hoje em dia se tornou o Museu Carnavalet, que conta a história de Paris e a casa de Victor Hugo, o mais famoso poeta francês.

Depois do almoço estava programada uma visita ao museu de Orsay, mas este está em greve, assim como o Louvre. Fomos então para MontMartre, um bairro ao norte de Paris, que antigamente era o bairro dos poetas e artistas em ascensão. Depois de 2 horas dentro do ônibus, finalmente conseguimos percorrer os incríveis 4,5km que separam Marais de MontMartre. Hoje em dia o bairro parece o centro de Porto Alegre, com muitas lojas populares, com roupas em balaios e muitas lojas e lembrancinhas de Paris. Na parte alta de MontMartre fica a Sacre Coeur, uma igreja lindíssima. Para ir até lá em cima existe um bondinho, o Funiculaire, mas nem tem tanta escada para subir. Ainda existem muitos artistas de rua em Mont Martre, o que torna o ambiente bastante acolhedor. Voltamos para o ônibus com o objetivo de irmos até a Galeria Lafayette, mas devido ao trânsito, tivemos que desistir. Mais duas horas dentro do ônibus e chegamos à Champs Elysées. Chegamos lá às 19h15, horário em que deveríamos estar saindo de lá. Mais uma hora de fila dentro do McDonald's (outra lição aprendida, não vá no McDonald's da Champs Elysées durante o período do Natal), e fianlmente conseguimos comprar o nosso jantar. Passeamos mais uma hora dentro de Paris (durante esse tempo conseguimos dar a volta na Torre Eiffel) e pegamos a estrada rumo a Lille.

Ah... esqueci de falar das luzinhas de Natal. Paris está bem bonita (também, não tem como ficar feia), mas achei que ela fosse estar mais decorada. A maioria da decoração está nas lojas...

Beijos!!!!

Nenhum comentário: