quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Ida para o Brasil e passeio por Portugal

Após um desastrado dia 12 de julho, o dia da minha viagem foi sem muitas emoções. Como estava sozinha na Residência (e em Lille) acordei super cedo para ir ao aeroporto. Ainda não sei como eu fiz para chegar ao Aeroporto de Orly sozinha, com 2 malas grandes, uma mala de mão e uma bolsa grande. Só sei que consegui!!!!


A viagem foi bem tranquila para os meus padrões. O vôo de Lisboa para o Rio atrasou algumas horas, e o trecho São Paulo - Porto Alegre foi cancelado. O resultado foi que cheguei me casa 48 horas depois de ter acordado! Pelo menos eu não fui esquecida em lugar nenhum, minhas malas chegaram sãs e salvas e os meus vôos atrasaram bem pouquinho, não uma semana como da última vez.


Voltar pra casa é sempre maravilhoso, mesmo que chova, faça frio e eu não faça nada de muito especial. Então vou pular diretamente para a parte da viagem para Portugal.


Decidi super em cima da hora ir para Portugal. Resolvi fazer companhia para a Paty, que chegaria lá dia 17 de agosto. Cheguei em Porto dia 16 de agosto e fui direto para o Albergue. Eu estava super cansada da viagem, então dormi praticamente o dia inteiro. No dia seguinte busquei a Paty no aeroporto e começamos os nossos passeios!


Porto não é uma cidade muito grande, então é possível passear por tudo a pé. O único inconveniente são as lombas, presentes em toda a cidade. Ir até o rio é fácil, voltar pra casa é que é difícil. A cidade é praticamente toda tombada pelo patrimônio histórico, então em cada rua que se entre há alguma coisa para ser vista. Tivemos muita sorte com o clima, estava quente e bastante ensolarado, o que garantiu paisagens incríveis nas margens do rio Douro. No nosso último da em Porto, fizemos um passeio até Foz do Douro, uma cidadezinha que fica no encontro do Douro com o Atlântico. Nesse dia não tivemos muita sorte, pois estava frio e nublado, mas mesmo assim foi emocionante!


Nesse mesmo dia pegamos um trem para Lisboa. Nosso albergue era super bem localizado, ao lado da praça do Comércio, às margens do Tejo. Lisboa é uma cidade completamente diferente de Porto, ela é moderna, agitada, cosmopolita, já Porto, é extremamente bucólica, nem parece pertencer a este tempo. Passeamos por Lisboa e também aproveitamos para conhecer Belém. Lá estão a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos, o Padrão dos descobrimentos e o Museu da eletricidade. Todos são passeios imperdíveis!!! Também não se pode ir à Belém e não comer Pastéis de Belém!!!! São uma delícia, pena que não dá para trazer pra casa....


Em Lisboa também conhecemos a Casa Fernando Pessoa, que foi a última residência do poeta. Um local mágico, com entrada gratuita, mas infelizmente vazio. Lisboa tem diversos museus muito interessantes, originais e gratuitos. Tivemos a chance de visitar dois, e mesmo no verão, com a cidade cheia de turistas, eles estavam vazios. Parece que o descaso com a cultura não é exclusividade do país.


Após o passeio por Lisboa, voltamos para Porto para pegarmos o avião de volta pra casa. No aeroporto presenciei o milagre da engorda da mala. Minha mala saiu de Porto Alegre com 17kg, saiu do Rio de Janeiro com 17,5kg e saiu de Porto com 19kg. O detalhe é que eu não coloquei nada na mala!!!! 


Meu vôo para Lille atrasou um pouco, pois o avião estava sem luz. Tirando isso, tudo correu bem e finalmente voltei pra "casa".


Até a próxima!!!

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Cris... Sou a Hélia, mãe do William Guttner que está estudando com vcs aí na França... Achei seu blog e fico acompanhando os seus relatos e acho demais tudo o que vc escreve.. é lindo.... pois se que meu filho tbem está vivendo esta experiência.... Vi as fotos da viagem que vcs fizeram à Turquia e achei tudo maravilhoso... amiga de meu filho é minha amiga tbem... um grande bjs pra vc....