sábado, 6 de novembro de 2010

Toussaint 2010



Aqui na França, ao invés de termos duas férias grandes a cada troca de semestre, temos várias férias de uma ou  duas semanas. Uma delas é a Toussaint (Todos os Santos), que é sempre na última semana de outubro. Esse ano ao invés de sair por aí e fazer um "mochilão" (dormir em albergue, comer McDonalds durante uma semana e caminhar horrores) resolvi fazer algo diferente. Junto com mais 8 amigos comprei um pacote turístico para a Turquia, e tenho só uma palavra para descrever as minhas férias: MARAVILHOSA!!!!!

Saí de Lille na segunda-feira, dia 25 de outubro, e me dirigi ao Aeroporto Charles de Gaulle, onde encontrei a Paty, a Ju, o Adrian, o Sérgio, o Will, a Lara, a Thiane e o Fred, meus companheiros de viagem. Assim que cheguei no aeroporto achei que a viagem fosse ser péssima. O nosso vôo saía do Terminal 3, onde eu nunca tinha estado. O terminal 3 é um terminal pequeno, longe de tudo (até do metrô que liga os terminais), sem lojas, sem restaurantes, e ainda por cima meio sujo. Porém essa primeira impressão se desfez quando fizemos o check-in. A mala do Adrian estava um pouco mais pesada do que o permitido, e mesmo assim deixaram ele embarcar (para quem não sabe, nas companhias aéreas low-coast, o limite de peso da bagagem é pequeno e se o limite é atingido eles te cobram uma fortuna por quilo extra, algo como 35€/kg). Formalidades feitas, fomos para o avião. O avião era bom e as poltronas até reclinavam (outro luxo impensável em uma companhia low-coast)! Mas a coisa mais legal do início da viagem foi descobrir que existe uma réplica do Concorde em tamanho real no pátio da aeroporto.

Quatro horas mais tarde chegamos ao aeroporto de Antalya, um aerporto bonito e organizado. Encontramos nosso grupo e fomos para o Hotel, na cidade de Kemer. No dia seguinte fomos para Phaselis, uma antiga cidade portuária, fundada pelos Gregos no século VI a.C. O lugar era lindo e o mar extremamente calmo!! Deu até para tomar banho!! Almoçamos em um restaurante tradicional e voltamos para o Hotel.

No dia seguinte fomos para Myra, uma outra cidade antiga, fundada do século V a.C. Myra é conhecida por sua necrópole, onde as tumbas foram esculpidas nos morros que circundam a cidade. Nesse dia também fomos à Igreja de São Nicolau, o santo que deu origem a lenda do Papai Noel.

No quarto dia trocamos de hotel e fomos para Pamukkale, uma cidade antiga com uma formação rochosa muito interessante. Lá existem nascentes de água quente ricas em calcário, que é depositado sobre as rochas e forma uma montanha branca, cheia de piscinas naturais. Foi um dos lugares mais lindos que eu já visitei. É incrível ver o poder na natureza...

No quinto dia trocamos de cidade e de hotel mais uma vez e fomos para Belek, no caminho paramos em uma fábrica de tapetes. Apesar de termos ouvido alguns comentários negativos sobre a visita da fábrica eu achei muito legal conhecer o processo e fabricação de um tapete. Lá eles nos mostraram como o fio de seda é fabricado e como os tapetes são tecidos. É um trabalho repetitivo e muito demorado! Porém o resultado é lindo!!!

O nosso último hotel era incrível! Tinha piscina, tobogã, SPA e até uma praia particular. Era tanta coisa para fazer que acabamos ficando pelo hotel e aproveitando o Sol e o mar, coisas que estão em falta na França... No dia seguinte fizemos mais um passeio, e fomos até Aspendos, onde fica o teatro romano mais bem conservado de toda a Ásia Menor. O teatro é realmente incrível, está intacto!!! Todas as fileiras de assento estão lá, e até as esculturas do palco estão incrivelmente bem conservadas! Fico pensando como era possível construir prédios tão resistentes naquela época..

Infelizmente a semana chegou ao fim, e tivemos que voltar para a realidade.. Aula, provas, trabalhos, essa agora voltou a ser a minha rotina. Adeus luz do Sol! Viva o céu nublado de Lille!!! Pelo menos eu tenho só mais 6 semanas de aula até as próximas férias, que será ainda mais perfeita do que essa! =)

Até a próxima!!!

Beijão!!!
Muita saudade de todo mundo!!!

2 comentários:

Ingrid Simm disse...

Perfeita e incrível é a natureza que te criou. A foto está linda!
Fico feliz em sebar que estás aproveitando e conhecendo todos esses lugares incríveis.

Beijos,

Mamãe

Unknown disse...

Oi Cris !
Sensacional este teu novo depoimento.
Já estou com muita vontade de conhecer este lugar.
Muito bom teres aproveitado e gostado.
Um beijão e também com saudades...
Dad