segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Férias em Marseille

Atendendo a pedidos, vou contar o que aconteceu entre o Cirque de Soleil e o final das Férias.

Após o final do estágio, arrumei a minha mala e fui para Marseille, a mais antiga das cidades da França, fundada pelos gregos. A maneira mais barata (e mais rápida) de ir até lá é de avião. Peguei um vôo sábado de manhã, no pequeno aeroporto de Lille, que parece uma réplica do aeroporto de Porto Alegre. Em 1h20 cheguei em Marseille e encontrei a Vivi, que me hospedou.

Antes de continuar narrando as minhas "aventuras" preciso fazer uma pausa e explicar algo para vocês. Os franceses do norte sã conhecidos por sua hospitalidade e simpatia, enquanto os franceses do sul (o que inclui Marseille) são tidos como mal-educados. Portanto, fui para lá com grandes expectativas quanto aos habitantes...

Logo que chegamos no centro da cidade, fomos fazer a minha carteirinha do transporte público. Estávamos sendo atendidas no caixa quando uma senhora entra na pequena sala onde estávamos e começa a falar com o atendente. Ela reclamava que seu cartão não estava passando na catraca. A senhora não foi muito educada, mas o atendente foi menos ainda! Perguntou o que ela queria que ele fizesse, se ela estava esperando que ela pudesse passar na frente das duas senhoritas (no caso nós). Os dois ficaram discutindo por alguns instantes, e ele tentava explicar para a senhora como usar o cartão. A mulher não entendia, e o atendente perdeu a paciência e disse: Então vou lhe explicar em marselhês! A flecha deve estar para baixo e na sua direção! (e tomando o cartão da mão da senhora, mostrou como ela deveria inserir o cartão na catraca). Resultado: a mulher foi embora esbravejando, e eu fiquei com uma péssima impressão dos habitantes de Marseille.

Fomos para a casa da Vivi, onde larguei as minhas coisas e almoçamos. À tarde fomos conhecer a cidade. Achei a cidade muito bonita e limpa. O Mediterrâneo é incrível!!! Parecia que eu nunca tinha visto o mar antes.... Conheci o Vieux Port (Velho Porto), a Catedral La Major, a Basílica notre Dame de La Garde (que parece uma miniatura da basílica de Notre Dame de la Fourvière, devido aos seus incríveis mosaicos) e o Arco de Marseille. Toda cidade por aqui tem um arco, nunca vi coisa parecida... Apesar de todos esses monumentos, Marseille não parece uma cidade muito francesa... Impressiona a quantidade de árabes pelas ruas, e andando pelo centro, tive a impressão de estar no Brasil, devido a enorme quantidade de lojas abarrotadas de produtos na vitrine, e vendedores nas calçadas tentando te convencer a comprar. Muita coisa na cidade é escrito em francês e árabe! Do letreiro do banco até os avisos nos ônibus...

De noite conheci dois veteranos da Vivi, o Ruffus (que faz eng. Mecânica na Unicamp) e o Sylvain (que é francês) e começamos a seção cinema! Toda noite íamos na casa deles ver filme... Assistimos Sherlock Holmes, o curioso caso de Benjamin Button, Alvin e os esquilos, Surpresas do Amor, olimpíadas de inverno...

Domingo fomos ao salão do Chocolate e conheci a praia do Prado!!! E segunda feira foi dia de ir nas calanques. Que lugar magnífico!!! Nunca vi uma água tão azul, que contrastava com a brancura das rochas e com a floresta intocada! Se o lugar é assim no inverno, fico imaginando no verão, com o Sol brilhando e tudo mais... Depois da caminhada nas Calanques, fomos ver o Pôr do Sol no mediterrâneo, dos jardins do palácio do Pharo (antiga residência de Napoleão III, depois que ele saiu de Vichy). O Pôr do Sol no Medi (já fiquei íntima) é bonito, mas nada supera o Pôr do Sol no Guaíba!!!



Terça feira, eu e a Vivi fomos visitar Avignon, uma cidade murada próxima a Marseille. Avignon foi cidade do papas durante o século XIV (entre 1309 e 1377). Lá ainda existe um belo palácio que foi a residência papal nesse período, além da famosa (ou nem tanto assim) Ponte de Avignon. A ponte, que hoje vai só até a metade do rio Rhône (Ródano em português), foi construída no século XII por saint Bénezet (são Benedito), que dizia ter sido enviado por Deus para construir uma ponte sobre o Rhône.


Quarta feira aproveitamos para dormir bastante, e de tarde visitamos o Palais Longchamps, onde fica o museu de história Natural e eu monumento às águas, que como era inverno, não tinha água. E quinta, meu último dia em Marseille, fomos na patinação!!! Peguei o vôo de volta para Lille no final da tarde, e foi tão bom pegar o ônibus no aeroporto e dar de cara com um motorista super simpático!!

Viajar é muito bom, mas voltar para casa também é!!


Beijos!!!!

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Cris!
Li o roteiro de toda a sua viagem. Meu Deus, estou fascinada, mesmo sem falar contigo há tempos. Nossa tu podia escrever um livro sobre a tua viagem pela Europa. é simples fantástico. Eu não conheço nenhum desses lugares que tu fostes. Mas só pelo teu relato, a viagem se torna fascinante.
Saudades!
Aline Luz

Ingrid Simm disse...

Já estás considerando Lille( Rez) como tua casa?????
Adorei teu relato!Assim viajamos junco tontigo.

Beijinhos,

Mamãe