quarta-feira, 2 de junho de 2010

Barcelona

Maio foi um mês de muitos feriados aqui na França. Tivemos um feriado na quinta feira, dia 13 de maio (Ascensão do Senhor) e na segunda feira, dia 24 de maio (Pentecostes). No feriado de Pentecostes fui convidada pela Débora, que está na Centrale Paris, para ir à Barcelona.

Eu aceitei na hora, e nós bem que tentamos convencer a Ju, a Vivi e Larinha a irem também, mas como elas são bobas (brincadeirinha!!!) acabaram não indo junto.

Acabamos indo só eu, a Débora e a Raphaela, que também está na Centrale Paris. Nossa aventura começou na sexta feira, quando eu saí de uma prova de Dimensionamento de Sistemas seguida da apresentação de um trabalho da mesma matéria direto para a estação de trem. Cheguei em Paris e ainda estava claro, apesar de já ser tarde. Passamos a noite apreciando os dotes artísticos dos brasileiros da Centrale Paris, arrumando as malas, e programando a viagem. Menos de 3 horas depois de temos dorido, já estávamos de pé rumo ao RER, ao metrô e finalmente à navette que nos levou ao aeroporto. Nosso vôo saiu com um pouco de atraso, mas 1h30 depois da decolagem chegamos à Girona, uma cidade próxima à Barcelona. Mais uma hora dentro do ônibus e finalmente chegamos à Barcelona, por volta do meio dia! Viajar low-cost não é fácil!!!

Logo na saída da "rodoviária", nos espantamos com a gentileza dos espanhóis. Sem que tivéssemos que pedir, uma senhora nos ofereceu ajuda, só porque estávamos com cara de perdida olhando para um mapa. Almoçamos no primeiro restaurante que encontramos e fomos para o hotel. Nosso primeiro dia de viagem foi dedicado à cidade antiga. Visitamos as Ramblas, a Catedral, o bairro gótico, o museu Picasso e chegamos até o mar! Voltamos para o hotel cedo, pois estávamos muito cansadas.

No dia seguinte fomos conhecer as obras de Gaudí. Nossa primeira parada foi na casa Batló. É impressionante pensar que aquela casa foi construída no início do século XX, há mais de 100 anos!!! Não posso dizer que ela é bonita, mas ela é muito interessante, além disso é uma casa inteligente e funcional! Em seguida fomos até a La Pedrera, um edifício também projetado por Gaudí. A próxima parada foi a Sagrada Família. Confesso que nunca tinha dado muita bola para esta igreja até ver ela ao vivo. Ver ela do nível do chão é completamente diferente do que vê-la em fotos aéreas. Ela é simplesmente deslumbrante. A nossa última parada no roteiro Gaudí foi no Parque Güell. Um agradabilíssimo parque todo decorado com a característica arquitetura de Gaudí! O parque ainda fica na parte alta da cidade, então pode-se ver Barcelona do alto.

Mudamos de roteiro e fomos para Montjuic, o bairro que foi reurbanizado para a copa do mundo. Tudo era lindo e perfeito, inclusive pelo fato das escadas rolantes surgirem na nossa frente quando não aguentávamos mais caminhar...

No terceiro dia, já tínhamos visitado todos os pontos turísticos da cidade, então aproveitamos para passear na praia e fazer algumas comprinhas!

A viagem foi ótima, e infelizmente chegou a hora de voltar pra casa. No final da tarde pegamos um ônibus para Girona, pois o nosso vôo saia muito cedo na terça feira. Cheguei em Lille às 13h e encontrei vários franceses da École no mesmo trem que eu. Parece que não fui a única a aproveitar o feriadão.

Um comentário:

Unknown disse...

Uau...
Show de bola.
As fotos já postadas dão bem a dimensão do que vocês viram.
Colocaremos Barcelona em nosso próximo roteiro pela Europa.
Você me convenceu....rs rs rs
Bjs.
Dad