sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Bruges e Bruxelas

Atendendo a pedidos, finalmente eu vou terminar de contar o resto da viagem...

Saímos de Luxemburgo no final da tarde e chegamos em Bruges por volta das 10h da noite. Voltamos a um lugar onde não éramos capazes de entender as placas, assim como na Holanda. Nessa hora deu uma saudade de Luxemburgo, onde tudo era em francês... Ainda bem que o inglês existe e é quase uma lingua universal...

Saímos da Gare e fomos caminhando até o albergue, que não ficava muito longe dalí, erá só seguir reto. Chegando no albergue, fomos recepcionados por um funcionário para lá de empolgado. Tudo o que ele dizia era em forma de riminhas... Deixamos as coisas no quarto e fomos em busca de algo para comer. Nada podia ser mais tradicionalmente belga do que comer batata frita...

No dia seguinte acordamos relativamente cedo para conhecer Bruges. Começamos por um convento construído por volta de 1200, onde ainda vivem 26 freiras. O lugar era lindo, com um parque ao centro, uma pequena igrejinha e as casinhas em volta. em seguida fomos para uma praça onde ficam as carruagens que fazem passeios pela cidade. Aqui, os cavalos usam "fraldas" para não sujarem as ruas. Continuamos a visita passando por muitas igrejas, praças, canais, lojas de chocolate, restaurantes de batata frita, lojas de chocolate....

Vimos também a "Torre de Pisa" de Bruges, a torre medieval Belfry, que é inclinada 1,5m, e se eleva 83m acima do chão. e como estávamos fazendo passeios bem de turista, não deixamos Bruges sem ver a famosa (talvez nem tanto) escultura de Michelangelo, "Madonna e a criança", sem passearmos de barquinho pelos charmosos canais e sem irmos até a Basílica do Sangue Sagrado. Nesta basílica existe um cilindro com sangue de Jesus Cristo, supostamente resgatado durante uma cruzada no século XII. A cerimônia é certamente impressionante.

No final da tarde já tínhamos caminhado por Bruges inteira umas três vezes, então fomos para a Gare e pegamos um trem mais cedo com destino a Bruxelas. Finalmente, após termos passado por Bruxelas nada menos que 4 vezes, paramos na cidade. Como chegamos mais cedo do que o previsto, aproveitamos para jantarmos na Gare. Em seguida pegamos um metrô e fomos para o albergue.

Pela manhã fomos ao Atomium, a Torre Eiffel da Bélgica. Foi construído na década de 50 para uma exposição, e representa um cristal de ferro ampliado 165 bilhões de vezes. É impressionante, mas não chega aos pés da Torre Eiffel. Bruxelas é uma cidade muito grande, mas não é muito turística. As melhores coisas que visitei lá foram o parlamento Europeu, uma construção moderna, enorme, que nem parece ser européia, e o palácio real. Foi uma pena termos ido durante o outono, pois no verão (quando os reis saem de férias) os palácios reais geralmente são abertos ao público. É assim na Bélgica e em Luxemburgo!!

Voltamos para Lille à noite, em uma viagem que durou 35 minutos!!! Isso é menos do que eu demorei para chegar em casa depois do desembarque do trem!!! Geralmente demoro uns 20 minutos para sair de casa e chegar na Gare, mas como viemos de EuroStar (o trem que vai para Londres) tivemos nossas passagens e passaportes conferidos na saída. Além disso o metro demorou bastante para chegar esse dia, o que é incomum.

Bem, por hoje é só!!!

Beijos!!!

2 comentários:

Carol Simm disse...

Oi Pretinha... gostei das atualizações... estava curiosa.
pelo visto tudo é pertinho... acho que poderemos visitar quando estivermos por aí, não?
tirastes foto do cavalo com fralda?
e que tal os chocolates?
beijos

Cristina Simm disse...

É tudo pertinho sim!!! Bruxelas fica a 100 km de Lille, e Bruges fica a uns 80km. Só Luxemburgo que é mais longinho, fica a 300km, mas vale muito a pena. Não tirei foto dos cavalos de fralda, mas comprei chocolate belga!!! E eles são deliciosos!!!
Beijos