segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O WEI

O WEI, como eu já disse aqui é o final de semana de integração da Ecole. Na verdade é quase um trote para os "bixos", vulgos G1s. A diferença é que aqui pagamos para levar trote (e bastante... a brincadeira custou 120 euros), ao contrário da UFRGS, onde só tmeos que pedir dinheiro. Saímos da residência da Ecole na quinta feira à noite, às 22h30. Fomos diveididos em 5 ônibus, cada um com sua cor. Eu fiquei no ônibus azul, mas tinha também o verde, o amarelo, o vermelho e o rosa. Os integrantes de cada ônibus tinham que ir vestidos com a cor do ônibus, assim ficava fácil identificar o seu grupo. Antes de partimos ficamos 2 horas esperando, e enquanto isso os franceses gritavam musiquinhas para irritar os outros ônibus.

Quando finalmente partimos, achei que ia conseguir sentar no meu banco e dormir, já que eu estava bem cansada. Ledo engano... A viagem foi um verdadeiro inferno!!!! Foram 11 horas dentro de um ônibus cheio de franceses que não pararam de gritar nem um instante!!! Além disso passaram a viagem inteira fazendo brincadeira sem sentido, do tipo fazer corrida por cima dos bancos. Ainda bem que barulho não é muito um problema para mim, então consegui dormir um pouco.

Chegamos em um lugar desconhecido e paramos para tomar café da manhã: bolo, pão e Nutella. O lugar onde paramos ficava no topo de uma colina onde haviam dois castelos, o novo (do século XIX) e o antigo (do século XVII, eu acho...). Também pudemos ter uma bela vista do lago Leman. Na verdade pudemos imaginar a bela vista, já que estav tão nublado que não dava para enchergar nem o vilarejo no pé da colina.

Logo depois fomos para o lugar do WEI. Ficamos em um camping chamado Campéole La Pinede, perto d euma cidade chamada Douvaine. Douvaine fica as margens do Lago Léma, que é o mesmo que banha Genebra. O camping era muito legal, muito bonito e organizado. Ficamos em bangalôs para 5 pessoas. Almoçamos sanduíche de atum e fomos para a atividade da tarde. Participamos de uma corridada de orientação. Foi muito legal!!! Mas foi muito cansativo também... Foram 3 horas correndo de um lado para o outro, procurando pequenas bandeirinhas laranjas com a ajuda de um mapa e de uma bússola. Das 40 bandeirinhas só conseguimos achar 20... Mas perdemos muito tempo procuando bandeirinha inexistentes. Haviam 2 bandeiras que estavam no mapa mas não estavam no lugar. Chegamos no local antes dos responsáveis colocarem elas lá. Voltamos para o campo, tomamos banho (sim os franceses daqui até tomam banho!!!) e preparamos o jantar. O jantar foi massa com molho vermelho. O detalhe é que só tínnhamos a massa e o molho, nada de sal, nem de óleo. Vocês conseguem imaginar a delícia que ficou o jantar... Depois da janta teve soirée, a festa. Voltei para "casa" cedo, porque tenho necessidade de dormir.

O sébado foi o dia do rafting. Chegamos na beira do lago logo de manhã cedo, e estava MUITO frio!!! enquanto esperávamos a hora do rafting ficamos fazendo jogos na praia. Joguei vôlei e queimada. Enquando esperávamos, eu pensei em desistir do rafting, porque eu estava quase congelando. Quando chegamos no logal do rafting, vi que tinha roupa de neoprene, então resolvi fazer. Tomei a decisão certa, porque foi MUITO legal!!! Fizemos o bote virar, e até pular de uma pedra dentro do rio eu pulei. Voltamos para o campo e fomos para o "churrasco". Churrasco francês é pão com salsicha, que pode ser chipolata ou marguese (que é muito ruim). Depois teve uma apresentação de uma banda, que até tocou Ana Júlia!!! Ah.. outra música brasileira que toca bastante aqui é aquela do filme Tropa de Elite. O Clap, o clube cinematográfico da Ecole, apresentou os vídeos do WEI e o clube de teatro também fez uma pequena apresentação.

Domingo não teve nenhuma atividade especial, só uns jogos na praia. Passei a manhã jogando rugby!!! Isso mesmo. Meio que entendi como funciona. Depois dos jogos os vetreranos, que não tinham mais o que fazer, resolveram nos sujar. Jogaram espuma de barbear, farinha, água, detergente... ainda no domingo de manhã tiramos a tradicional foto do WEI. Tdos nós com uma camiseta brando do WEI formamos o número 2012 (o ano da nossa formatura) na praia.

Almoçamos e entramos no ônibus para voltar. A volta foi um inferno maior que a ida. Como era dia, ninguém dormiu...

Tirando as viagens de ônibus, eu gostei bastante do WEI. Conheci vários franceses, que são bem legais. Agora está mais fácil de praticar o francês, já que tenho com quem conversar.

Bem, até a próxima!!!

Beijão

3 comentários:

Unknown disse...

Tchê filhota... que indiada braba !
Mas pelo que relatas ao fim a ao cabo foi tudo bem divertido...
Acho muito importante estas integrações.
Aqui as coisas estão ficando complicadas porque não pára de chover. Estamos quase virando sapos.
Fomos no Sábado para Gramado/Canela e voltamos no Domingo.
O Manoel gostou muito.
Que bom saber que pelo menos estes "novos" franceses tomam banho... rs rs rs
Beijos.
Dad

Unknown disse...

"Depois dos jogos os veteranos, que não tinham mais o que fazer, resolveram nos sujar."

Po parcera, foi carinhosamente que eu sujei vcs =)

Ingrid Simm disse...

Filhinha, podes ter certerza que "tudo vale a pena quando a alma não é pequena". E tua alma é imensa. Tenho plena convicção que vais aproveitar muito tua estada aí para teu crescimento, pessoal e profissional.
Estamos com saudades,mas vamos matando ela através de teus relatos.~
Te amo muito, Mamãe