terça-feira, 8 de setembro de 2009

Primeiro dia de aula

Hoje foi o primeiro dia de aula na Ecole. Ontem tivemos só algumas formalildades, fizemos o nosso cartão do RU, o seguro saúde e ficamos pobres!!! Ontem foi o dia de pagar muita coisa na Ecole. Pagamos o WEI (week-end d'integration), as incricições nos clubes e associações da Ecole. Só aí já foram 320 euros...

Voltando ao dia de hoje...

Começamos com uma apresentação para todos os Bixos da ecole, os G1s. Os diretores apresentaram o funcionamento da Ecole para a gente, falaram sobre os tipos de formações oferecidadas pela Ecole, contaram a história do grupo Centrales, e quanto a Ecole custa para os cofres franceses (21 milhões de euros por ano, para uma instituição que tem cerca de 800 alunos).

Depois da palestra, tivemos aula de Automatique. Foi uma revisão se Sistemas e Sinais. Até fui chamada para resolver um exercício no quadro... Ecomonas aulas do Alberto, ganhei o direito de mandar outra pessoa para o quadro. Eu mandei o Bruno, o único que eu conhecia na turma. Tá, eu conhecia os chineses também, mas acho que eles não iam gostar de resolver um exercício no quadro...

Almocei no RU em frente a Ecole. Aqui tem várias opções de almoço, pode escolher entre o almoço normal, uma "formule" (sanduíche + bebida + sobremesa), ou uma espécie de a la carte... Depois do almoço me inscrevi em algumas atividades esportivas. Coloquei o meu nome na lista do futebol feminino, do vôlei, do freesbe e da salsa. Ainda não é certo que vou participar, hoje tinhamos só que manifestar interesse. Nesssa próximas semanasdevem acontecer os primeiros encontros, então tenho que escolher de qual (quais) eu vou participar.

A tarde foi a vez da aula de mecânica. A primeira parte foi quase desenho técnico. Primeiro tivemos que analisar o funcionamento de uma "grignoteuse" com base no esquema dela. depois desmontamos a ferramenta para ver se o esquema estava correto. Não perguntem o que é uma "grignoteuse", eu nunca tinha visto nada parecido com aquilo... Depois de um pequeno intervalo tivemos aula de mecânica de verdade!!! Revisamo os tipos de apoios que existem e fizemos a análise matemática deles, através dos torsores. Mais uma vez fui para o quadro resolver um exercício...

Estou saido para jantar na casa do meu parrain (o meu o padrinho). Hoje é dia do buffet parrain-fillot, um dia em que os nossos padrinhos nos oferecem um jantar.

Beijões

6 comentários:

Unknown disse...

Nossa !
Só dá tu no quadro ?
Manda ver filhota.
Vi tuas novas fotos postadas. Tu, de cozinheira está o máximo. Sensacional.
Acho que agora entrastes de cabeça na Ecole Francesa.
Beijos, com saudades,
Dad

Ingrid Simm disse...

Pelo visto estás gostando de experimentar o giz francês! Eles são iguais aos nossos ou mais macios?
Mas soubesses fazer os exercícios?
Não tem mais nenhuma cobaia para ir ao quadro?

Te desejo boa sorte em tudo o que fizeres por aí.

Beijinhos, com saudades...
Mamãe

Cristina Simm disse...

O professor manda ir, e eu vou... não dou a desculpa que não sou francesa.. O giz é igual ao nosso. Nisso não perdemoa para a França. Várias pessoas foram para o quadro, eu fui uma delas... Claro que eu soube fazer os exercícios!! O da manhã foi uma equação diferencial de 1ª ordem, a ser resolvida com Laplace, e o da tarde foram os torsores dos elementos ligantes...

Beijos

Carol Simm disse...

Oi Neguinha... como foi o jantar de "filhotinho"? Agora as aulas de verdade já começaram? É tu que está abastecendo o Bruno de comida? Como é a tua casinha? Coloca mais fotos...
beijos

Unknown disse...

Oi filhota...
Que bom que tu nos esclareceu sobre os exercícios que tivestes que fazer no quadro.
Vejo como elementar exercícios com torsores dos elementos ligantes e sempre que possível, utilize Laplace para resolver equações diferenciais de primeira ordem... rs rs rs e mais rs
Mande sempre notícias...
Serei um engenheiro por osmose... rs rs rs
dad

Lúcia Thomaz disse...

Oi Cris,
Na sexta estive na tua casa . Teu pai fez um "churras" maravilhoso (como sempre) pra comemorar o aniversário dele. Senti muitas saudades tuas....a casa apesar de estar cheia de gente, estava vazia de Cristina...snif,snif,snif....
Fico muito feliz em ver que estás bem. Gostei muito da tua casinha!!!
Bjs