quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ponte de espaguete - o retorno

Hoje foi um dia bem tranquilo aqui na Ecole. A única atividade que eu tive foi uma atividade entitulada de Espaguete, uma atividade introdutória ao Projeto. Fomos divididos em grupos de 6 pessoas e em 45 minutos, com 1kg de espaguete e um carretel de linha tinhamos que construir uma ponte capaz de vencer um vão de 50cm. Acabamos não nos dando conta do tempo e nos lançamos a um projeto muito audacioso. Resolvemos fazer uma ponte pêncil, com duas colunas de apoio e a base da ponte presa às colunas por linha. Ela ficou bem bonita, mas não aguentou muito, só 200g. Tiveram pontes que chegaram a aguentar 4kg!!! Olhem só ela aí em baixo!!!



Essa atividade durou metade da manhã. Depois do intervalo tivemos que construir uma torre de espaguete. A torre deveria ter apoio para um copo e deveria ter no mínimo 50cm de altura. A nossa torre ficou muito melhor que a nossa ponte, pois fizemos um projeto bem mais simples e conseguimos terminá-la em 45 minutos. A nossa torre aguentou 2kg!!! Mas ela não quebrou, ela só se desequilibrou e caiu...


Eu achei a atividade muito legal. Foi uma ótima oportunidade de conversar com os franceses, já que eu era a única estrangeira do grupo. Acho que eu ainda não expliquei o que é o Projeto... Bem, o Projeto é uma atividade que dura os dois anos que eu ficarei aqui na França. É como se fosse uma das disciplinas da Ecole, mas o que temos que fazer é desenvolver um verdadeiro projeto de Engenharia, para alguma empresa ou laboratório, em grupos de 7 alunos. Temos que fazer tudo, do projeto à montagem, inclusive com planejamento de custos, pois a empresa nos financia. A Ecole propõe algumas ideias de projeto, mas também podemos desenvolver alguma idéia nossa.

Esse final de semana eu vou para Paris, em uma viagem organizada pela Ecole para os alunos estrangeiros. Vamos com a nossa professora de francês, e a nossa agenta está muito legal!!! Vamos visitar o Louvre, o palácio de Versalhes e até jantar na Torre Eiffel!!!! Estou muito entusiasmanda com a viagem!!!

Por hoje é só!!

Até a próxima!!

Beijos...

2 comentários:

Unknown disse...

Oi filhota !
Sensacional o projeto.....
Estas iniciativas são fantásticas, tendo em vista que você pode usar todos os recursos da universidade para um projeto real, com financiamento garantido.
E a atividade em Paris me deixou com um gostinho na boca....
Vá vendo o que é bom em Lille e Paris, para colocarmos em nossa agenda.
Um beijão.
Dad

Lúcia Thomaz disse...

Oi Cris,
Que legal!!! Espero que tenham aproveitado todo aquele espaguete e tenham feito uma "bela macarronada"!!!rsrsrsrs
Que legal que vais à Paris. Aproveita.
Bjs