terça-feira, 22 de março de 2011

Visita à fábrica da Bombardier

Hoje a tarde fui visitar a fábrica da Bombardier, um dos maiores fabricantes de trem da França. A fábrica fica em Crespin, a 50 minutos de Lille. A visita foi uma atividade da eletiva Transporte Grande Velocidade.


A Bombardier é uma empresa canadense, com sede em Montreal, que trabalha nos setores aeronáutico e ferroviário. É a terceira maior empresa de aviação civil e líder mundial na fabricação de materiais ferroviários e serviços relacionados. Eles tem uma única fábrica na França, que fica em Crespin.




Em Crespin são fabricados os TER, trens regionais, e também os Franciliens, trens metropolitanos para a grande Paris. São fabricados em média 500 trens por ano, em uma fábrica que é gigantesca. assim como na GM em Gravataí, existem várias outras empresas ao redor que são fornecedoras de matéria prima. Eu fiquei extremamente impressionada com o processo de fabricação dos trens: é praticamente artesanal! As soldas, o posicionamento dos cabos, a colocação dos adesivos, dos bancos, o apertar do parafusos, é tudo feito a mão!!! Infelizmente não consegui tirar fotos da usina, mas consegui algumas na internet.


Vocês sabiam que um vagão de trem pesa até 20 toneladas? E que em cada vagão tem em média 35km de cabos elétricos? E que eles são projetados para resistirem a choques frontais com outro trem à velocidade máxima, sem dano à carroceria? A minha percepção dos trens mudou completamente depois de hoje...




Boa noite a todos!


Beijos!!!

Um comentário:

Ingrid Simm disse...

Que legaL !!!!!!
FICO MUITO FELIZ DE PODERES TER ESSAS OPORTUNIDADES.
APROVEITA MUITO O TEMPO QUE AINDA TENS DURANTE ESSA TUA ESTADA NA FRANÇA.

BEIJINHOS, MAMÃE