domingo, 4 de outubro de 2009

Week-end à Paris

Finalmente a preguiça me abandonou e eu vou contar o meu fianl de semana em Paris.

O nosso ClubTime (associação de alunos estrangeiros da École) e a nossa professora de francês, Mlle. Catsiapis, organizaram uma viagem a Paris para todos os estrangeiros da École.

Saímos da residência às 6h da manhã do sábado, dia 26 de setembro, e em menos de 3 horas chegamos à Cidade Luz. Nossa primeira parada foi no Jardim de Luxemburgo, onde há um castelo construído por Maria de Medicis. O castelo é uma réplica de um castelo em Florença, já que Maria de Medicis era italiana. Atualmente o castelo abriga o senado francês. Além do prédio, outra garnde atração do lugar é o parque, o famoso Jardim de Luxemburgo, que é esplêndido! No parque tem quadras de tênis, muitas árvores, fontes, estátuas de antigas rainhas e cadeiras!! Sim, ao invés de bancos presos ao chão, nesse parque tem cadeiras, que podem ser levadas para qualquer lugar. É muito legal ver pessoas de todas as idades e de todas as nacionalidades no Jardim, tirando fotos, praticando esportes ou simplesmente aproveitando uma bela manhã de verão.

Também aproveitei para visitar o Pantheon (na verdade só passar na frente e tirar fotos). O Patntheon foi orinalmente construído como uma Igreja em homenagem à Santa Genoveva e hoje em dia serve de tumba a diversos personagens importantes como: Laplace, Voltaire, Marie Curie, Émile Zola e Victor Hugo. Em frente ao Pantheon também se encontra a prefeitura do 5° arrondissement. Nesta pequana área pode se ter uma idéia de quão luxuosa é Paris.

Saindo do Jardim, fomos diretamente à Notre-Dame de Paris. A catedral é imensa e mais impressionante é perceber que ela foi construída no século XII. Ela fica na île de la Cité, que é uma pequena ilha no meio do Sena, onde fica o marco zero de Paris. Não cheguei a subir na torre porque tinha muita fila, mas esse é um passeio que ainda quero fazer.

Em seguida fomos ao Louvre, que também já foi um castelo. Compramos o almoço no McDonald's e levamos nossos lanches para o Jardin de Tuileries, que fica em frente ao Louvre. O museu é imenso, e mesmo depois de termos andado mais de 12km lá dentro faltou muita coisa para ver. As obras que mais me impressionaram foram as do Egito antigo e Mesopotâmia, assim como os aposentos de Napoleão III. Claro que também observei a Mona Lisa, que não é tão decepcionante como a maioria das pessoas fala. É impossivel descrever o Louvre em palavras, é muito melhor ver as fotos.

Depois de uma tarde inteira no Louvre, fomos para o hotel nos arrumarmos para um jantar elegante no primeiro andar da Torre Eiffel. O jantar foi maravilhoso! Ver a Torre Eiffel, se esguendo sobre a tua cabeça por mais de trezentos metros de altura e completamente iluminada é uma sensação indescritível.

Terminamos o dia (no caso a noite...) com um city tour noturno por Paris. Foi lindo!!!

Amanhã continuo a escrever...

Beijos para todos!!!

2 comentários:

Ingrid Simm disse...

Cris , adorei o teu relato. Mas vou ficar aguardadno o dia seguinte e Paris e o resto da semana em Lille.
Muitos beijos, com saudades, da mamãe

Carol Simm disse...

Conta maisssssssss...
to curiosa!!!!
adorei as fotos.
bjos e ate breve.
ps. nao te preocupa que nao vou te colocar para lavar pratos enquanto estiveres aqui.

bjos