quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Final de semana em Genebra

Esse final de semana, dias 8, 9 e 10 de agosto eu fui para Genebra, na Suiça e Annecy, na França.

Fui com meus amigos aqui de Vichy, a Débora, a Vivi, a Isabela, o Bruno, o Cássio, o Lucas e o David (um amigo da Débora que chegou essa semana, e vai participar do programa de Duplo-Diploma, mas não tem bolsa Eiffel). Pegamos o trem bem cedo no Sábado, e chegamos em Lyon duas horas depois. O trem que pegamos tinha cabines individuais, como eu sempre imaginei que fossem os trens. Talvez eu tenha lido muito Harry Potter e Agatha Christie... Nessa parte da viagem ainda eramos 7, pois o amigo da Débora nos encontrou direto em Genebra. A cabine tinha 8 lugares, e o outro lugar foi ocupado por um senhor... Fiquei com pena dele, pois não calamos a boca nem um segundo... Mas somos pessoas comportadas, não fizemos bagunça. Chegando em Lyon fomos ao Carrefour e à Decathon, uma loja de artigos esporivos. Ficamos quase duas horas esperando o outro trem em Lyon, então deu para conhecer o shopping ao lado da gare (estação de trem).

O outro trem que pegamos, com destino a Genebra, era com bancos individuais e tinha dois andares. Acabamos ficando no andar de baixo, onde fazia muito calor. Desembarcamos em Genebra e vimos uma placa: imigração. Me assustei quando vi aqueles guardas, achei que fossemos passar pelo detector de metais, iam verificar os nossos passaportes, etc. Felizmente, os guardas só sorriram para nós e nos deixaram passar. Tá, eles não sorriram, eles continuaram lá com cara de estátua.

Saímos da Gare morrendo de fome, pois já passava das 13h30. A primeira coisa que vimos foi uma placa do McDonald's e fomos almoçar lá. Eu tinha alguns Francos Suiços que o Vô Edgar tinha me dado, e fui tentar pagar o almoço com eles. Foi nessa hora que eu descobri que a Suiça é o país com menos unidade nacional que e conheço, pois têm duas moedas, o Franco Suiço Francês e o Alemão, além de ter 4 linguas oficiais: o francês, o alemão, o italiano e o dialeto suiço. Os meus francos eram alemães, então tive que pagar com Euro mesmo. No McDonald's encontrei vária bandeirantes da Inglaterra almoçando. Fiquei com vergonha e não fui falar com elas... =/

Demos uma volta pela cidade e pegamos o tramway (mistura de bonde com ônibus) e fomos para o Hotel. O nosso hotel ficava na França, a cerca de 25 minutos de tramway do centro de Genebra. A localização era ótima, pois dentro do quarto das meninas o celular achava que era França, então eu podia entrar na internet e telefonar!!! O hotel era bem legal, tinha até uma pequena cozinha. Fomos no supermercado mais próximo e compramos o nosso jantar, lasanha congelada, e o nosso café da manhã, leite, poulain (nescau francês), suco e pain au chocolat (um folheado de chocolate). Depois do jantar voltamos para Genebra a fim de assistir ao espetáculo de fogos de artificio. Esse final de semana foi a festa nacional da Suiça, então teve uma programação intensa em Genebra. O espetáculo foi lindo, durou quase uma hora. Tinha muito brasileiro por lá. Onde quer que fossemos encontrávamos alguém falando português. Teve inclusive um momento durante a queima de fogos que um grupo de brasileiros começou a cantar o hino!!! Isso está documentado em algum dos vídeos que eu coloquei no Picasa (picasaweb.google.com.br/cristinasimm2).

Voltamos para o hotel em um tramway lotado e descobrimos que não é hábito ceder o lugar para pessoas mais velhas ou que precisam mais. As duas vezes em que fizemos isso (uma com uma senhora e outra com um pai com a filha pequena no colo) os beneficiados ficaram extremamente surpresos e nos agradeceram muito. Passaram a viagem inteira dizendo que eramos muito gentis.

No dia seguinte acordamos cedo para aproveitarmos ao máximo Genebra. Fomos até a sede da ONU e de outras organizações internacionais, visitamos o museu do vidro e da cerâmica. Fomos até a catedral, que não tinha cara de igreja. Isso foi uma coisa que me chamou muita atenção em Genebra. Não haviam muitas igrejas lá, bem diferente da França, onde a cada esquina que se vira tem uma igreja.
Fomos também ao jato d'água, o símbolo de Genebra. O Jato d'água é um jato d'agua que chega a 140 metros de altura!! É realmente impressionante.

Após visitarmos Genebra, pegamos um ônibus para Annecy em uma gare fantasma. Não havia viva alma naquele lugar!!! Ninguém para no dar uma infomação, para vender passagem, nada!!! Só tinha um telefone público e alguns bancos...

Chegamos em Annecy, uma cidade de 60000 habitantes no leste da França, às 23h. Fomos direto para o hotel, que ficava do lado da gare, assim como todo o resto da cidade...

Amanhã eu conto as nossas aventuras em Annecy. Está ficando tarde e eu ainda tenho que fazer 3 páginas de Tema de Casa!!!

Beijos

Nenhum comentário: