quinta-feira, 16 de julho de 2009

Fête Nationale - 14 de julho

Dia 14 de julho foi feriado aqui na França. Ele comemora a queda da Bastilha e início da Revolução Francesa. Como bom feriado, não tive aula, e o Cavilam organizou um pique-nique para seus alunos. Resolvi comprar o meu almoço no supermercado e levei um susto com os preços: paguei 1,50 euros por 2 (isso mesmo DUAS) fatias de presunto. Isso que eu comprei o presunto mais barato que tinha. Acabei gastando mais de 5 euros (5,09 para ser exata - e sim, ganhei 1 centavo de troco) para almoçar. Se eu tivesse ido na padaria conseguia almoçar por menos, e ainda podia tomar um refri. Mas tudo bem, pelo menos tive a oportunidade de preparar o meu próprio almoço.

Faríamos o pique-nique no parque, mas como na noite anterior choveu muito, ele foi transferido para uma sala do Cavilam. a sala era do Club du Monde, uma espécie de diretório acadêmico daqui. na sala tinha uma mesa de pingue pongue e o Cavilam patrocinou as bebidas. Tirei várias fotos dos meninos jogando pinque-pongue. eu joguei também, mas niguém registrou aquele momento histórico.

A programação de Vichy para a Fête Nationale era uma queima de fogos às 22h30. Chovei muito um pouco antes, o que quase fez com minha mère desistisse de levar a mim e a minha irmã chinesa. Ainda bem que nós decidimos ir, pois foi um espetáculo LINDO!!! Foram 20 minutos de intensa queima de fogos. Foi um espetáculo de som e luz, pois além do fogos tinha uma música de fundo. Só ainda não entendi porque a música que tocava não era francesa...

Continua....
Está na hora da seção de cinema no cavilam, eu tenho que ir....

Voltando a falar da Fête Nationale... sim, tocaram 3 músicas brasileiras!!! Eu até gravei vérios vídeos para que vocês possam escutar também. Tocou Macarena, tocou "chorando se foi, quem um dia só me fez chorar...". O nome dessa música eu não sei só sei o refrão. Tocarm também 2 sambas que eu não conhecia.

Depois do espetáculo dos fogos, voltamos para casa. Aproveitamos um merecido descanço.

Agora a pouco eu falei que estava indo ver um filme. Pois é, toda semana tem filme em francês aqui no Cavilam. Essa foi a primeira vez que eu vim ver, o filme do dia foi "Un long dimanche de fiançailles". Não entendi muita coisa, mas valeu a pena. Cheguei em casa um pouco tade, às 23h.

Essas foram as minhas aventura dos dia 14, 15 e 16 de julho.

Esqueci de contar que comprei um celular no dia 16. Agora tenho internet na minha casa, mas só para emergências, porque o sinal não é muito bom...

Beijos

Um comentário:

Papai disse...

Oi filhota !
Ví na TV, que os franceses comemoram com muita festa este dia. Mostraram um festival de fogos em Paris. A imagem foi fantástica. Que bom mesmo que vocês foram até o local destes fogos.
Estou com muitas saudades mas eu sobrevivo...rs rs rs
Beijos e aproveite bastante.