segunda-feira, 20 de julho de 2009

Final de semana - 18 e 19 de julho

Dia 18 de julho fui a Clemont-Ferrand, com um grupo de mais 15 brasileiros. Clermont-Ferrand é a capital da região de Puy-de-Dôme, onde fica Vichy. A cidade fica numa região vulcânica, por isso grande parte das construções históricas são pretas, pois foram construídas com pedras vulcânicas. A cidade é muito linda, muito organizada e limpa, como tudo aqui na França. Passamos o dia inteiro na cidade, portanto conseguimos conhecer muita coisa.

Pegamos o trem às 8h23 e em meia hora chegamos em Clermont. Visitamos várias igrejas, mas a mais impressionante foi certamente a Catedral, construída em 1248, em estilo gótico. Na Catedral era possível subir em uma das torres e ter acesso a um teraço, de onde pudemos ter uma vista panorâmica da cidade. Para chegar até lá em cima, foi preciso subir uma escada em espiral com 255 degraus, já bastante desgastados pelo tempo. Se só os degraus não impusessem dificuldade sufuciente, a torre quase não tinha janelas. Haviam apenas pequenas entradas de ar, com menos de 10cm de largura. quando finalmente cheguei ao topo, quase fui carregada pelo vento, mas certamente valeu a pena. A vista era incrível, e a arquitetura da Catedral, primorosa. é incrível pensar que ela foi construída no século XIII, praticamente sem tecnologia.

Continuamos nosso passeio, e encontramos o shopping, que contrastava com todos os prédios históricos que visitamos. Em Clermont têm muitas fontes de água!!! Acho isso muito estranho, pois a consciência ambiental dos franceses é muito grande. Eles separam o lixo, deixam as luzes apagadas pelo maior tempo possível, economizam água (até demais...), mas em cada praça da cidade tem muitos chafarizes, jorrando água. Muito estranho...

Em Clermont também fomos a um parque muito lindo!!!! Deu até vontade de levar ele para Porto Alegre. A grama bem cortadinha, bem limpinho, inúmeros canteiros com flores, um lago...


Após visitarmos o parque, pegamos o Tramway (ônbus elétrico) e fomos para a cidade medieval de Montferrand. Os prédios são super bem conservados, apesar da cidade ter entrado em decadência no século XVII e ter sido anexada por Clermont, assim as duas passaram a ser Clermont-Ferrand.

Voltamos caminhando para a gare, e no caminho paramos no estádio de Rugby da cidade. O estádio estava fechado, mas mesmo assim deu para ver que era muito bonito.

Voltamos para Vichy às 18h30, mas tive que ficar asperando a minha irmã até às 21h, pois ela estava fazento um passeio com o Cavilam, que acabou atrasando.

No domingo dormi até bem tarde e fui almoçar em Vichy, com os brasileiros. O tempo estava bom, então aproveitamos para passear na praia durante a tarde. Às 17h30, eu, Débora e Thiago fomos à missa aqui em vichy. Encontramos uma igreja Católica bem perto do Cavilam. A missa foi bem boa, até consegui entender grande parte do que o padre falou. Fez com que eu me sentisse melhor, diminuiu um pouco a saudade que eu sinto do Brasil.

Até a próxima!!!

Um comentário:

Papai disse...

Oi filhota !
Fiquei impressionado com as fotos deste passeio...
É de fato uma volta ao passado, com detalhes impressionantes...
E a limpeza do lugar... parece Porto Alegre..
Bjs
Dad