segunda-feira, 13 de julho de 2009

Visita a Lyon

Hoje fui visitar Lyon, a segunda maior cidade da França e uma das mais antigas. A visita foi organizada pelo Cavilam, portanto esperávamos que nada desse errado.

A saída estava programada para as 7h30. Saímos com um pequeno atraso de meia hora. Depois de 2h40 na estrada, finalmente chegamos a Lyon. Infelizmente o motorista do ônibus se perdeu em Lyon e passamos pelo mesmo túnel 3 vezes, e diversas vezes pelas mesmas ruas. Finalmente conseguimos chegar a Vieux Lyon (Velha Lyon), por volta das 11h50. a nossa visita guiada era só até as 12h30, portanto só tivemos tempo de ouvir a guia nos falar um pouco da história de Lyon e andar por dois Traboules, já na parte de baixo da cidade. Traboules são passarelas subterrâneas, que passam por baixo das casas e que permitem que se vá de uma rua a outra. Através dos Traboules também se tem acesso às portas das casas.

Ficamos sem visitar a Basílica com a guia, pois ela nos fez descer uma infinidade de escadas para vermos os Traboules. Quando a visita guiada terminou, estávamos morrendo de fome, e nos lançamos ao desafio de encontrar comida barata em Lyon. Foi difícil, pois para onde quer que olhássemos, só víamos restaurantes chiquérrimos. Finalmente encontramos uma padaria onde comemos um baguete.

Uma vez que já estávamos do outro lado do rio Rhône, fomos em direção à Ópera e ao Hotel de Ville. As construções são realmente impressionantes, como podem ver nas fotos. No caminho, passamos por uma praça com um riachinho que passava no meio dela, eu ainda não entendi o propósito da água naquela praça. O riozinho só servia para dificultar a travessia da praça, atrair cachorros e crianças pequenas que se atiravam dentro d’água.

Depois da praça, o grupo de brasileiros se separou. Eu, Vivi, Ju e Isabela voltamos para a parte alta de Lyon, pois queríamos visitar a Basílica e o Teatro Romano. Já os meninos, Cássio, Lucas, Yuri, Bruno e Pablo foram visitar o estádio do Lyon. A nossa caminhada foi longa e cansativa, principalmente pelas inúmeras escadas que tivemos que subir. Me senti subindo o Puy-de-Dôme outra vez. Quando finalmente chegamos lá em cima, a Basílica não nos decepcionou. A Basílica é toda decorada com mosaicos riquíssimos em detalhes, que até parecem pinturas. Eu não duvido que todos os detalhes dourados que estão na Igreja sejam de ouro mesmo. O luxo da basílica é impressionante, eu nunca vi uma igreja tão bem ornamentada.

Depois de conhecermos a Basílica, fomos em busca do Teatro Romano. O tetro romano é um conjunto de ruínas romanas do século I. O teatro em si está restaurado e é utilizado para shows e espetáculos. O conjunto de casas que existia em volta está como foi encontrado e é até possível passear por elas.

Na volta para o nosso ponto de encontro, a Praça Bellecour, nos perdemos um pouco. Também, quem mandou colocarem duas placas com nomes diferentes na mesma rua? Chegando na parte de baixo da cidade, encontramos mais uma Igreja. Demoramos a encontrar a entrada, porque ela não ficava voltada para a rua principal. O clima dentro da Igreja era fantástico. Apesar de ser uma Igreja simples, o coral estava ensaiando, e o ambiente todo estava tomado por uma bela música, que era auxiliada pela boa acústica da Igreja.

Chegamos na praça pontualmente as 17h30. Uma pontualidade britânica! Saímos com um leve atraso de meia hora, e chegamos a Vichy às 21h. Cheguei morta de cansada e com muita fome. Quando cheguei em casa, o jantar já estava pronto: comida chinesa!! Comemos arroz com frango e legumes. A parte mais difícil foi comer com os hashis, os palitinhos. Mas eu consegui!!! E não deixei nem um grãozinho de arroz na tigela. Depois do jantar tivemos uma conversa animada e brincamos de fazer origamis com os nossos guardanapos de pano. A Lu era a mais habilidosa e fez um ganso. Eu não consegui nem fazer um barquinho, então fiz uma casinha. A Madame Desage não sabia fazer origami, mas sabia dobrar o guardanapo bem direitinho! Foi a primeira vez, desde que cheguei, que me senti quase em casa. Foi certamente o meu melhor dia aqui.

Um comentário:

Ingrid Simm disse...

Que bom filha que estás te sentindo bem aí! A tua felicidade nos faz feliz , também!
Certamente estás vendo coisas que te marcarão para sempre e que sempre gostastesd e estudar.Agora estás podendo ver pessoalmente tudo aquilo que já sabias dos livros. POdes aproveitar muito mais.

Saudades e beijinhos,
Mamãe