segunda-feira, 27 de julho de 2009

Resumo da semana - de 21/7 a 26/7

Essa semana, por ser final de mês e eu ainda não ter recebido a ajuda de custo extra da Egide, tive que me contentar em ficar por Vichy, para gastar o menos possível. Mesmo assim, a semana foi bastante divertida, foi um tempo para cultivar amizades. Encontrei pessoas realmente especiais por aqui, das quais certamente me lembrarei para sempre.

Depois de quase um mês aqui em Vichy, descobri na Vivi, na Ju e na Débora verdadeiras amigas. É bom saber que estamos todas no mesmo barco, com os mesmos problemas, as mesmas angústias. Estamos tentando se ajudar ao máximo, até criamos um grupo de ajuda, o SA (Saudosas Anônimas). Temos reuniões todas as semanas, onde contamos o que aconteceu enqianto estávamos fora do Cavilam. Contamos quantas vezes choramos de saudade (sim, isso acontece, e muito. Não estou sempre sorrindo como parece pelas fotos), quantas vezes conseguimos conversar com nossas famílias, nossos namorados, nossos amigos. Isso aqui é um desafio, pois ou nós não temos computados, ou não temos internet em casa. Portanto só podemos nos comunicar com o Brasil enquanto estamos no Cavilam, e muitas vezes, ninguém está "online" para conversar... Apesar de todas as difuculdades, estou aproveitando muito a minha viagem.

Esta semana, na verdade dia 22 e 23 de julho, tive reunião com a EC de Lille, onde vou estudar. A reunião foi com a Madame Bukowski, a resonsável pelos assuntos estudantis. Estou realmente enacantada com a Ecole. Nosso alojamento é excelente, ficarei em um quarto individual com cozinha e banheiro privativos por apenas 350,00 euros mensais!!! Porém, eu pago apenas 10 meses no ano, podendo ficar o ano inteiro na residência, portanto o valor mensal fica em 291,67 euros. Ainda é possível obter ajuda de custo com o governo francês de 150 euros mensais. Portanto por falta de dinheiro eu não vou sofrer. A Ecole também organiza passeios culturais super subsidiados!!! Já pensou poder conhecer Londres por apenas 5 euros? Na EC de Lille, isso é possível. A localização da Ecole também é excelente. Estamos a 20 minutos de bicicleta da fronteira coma Bélgica, a 50 minutos de trem de Paris (é mais rápido do que ir da EC de Paris para Paris....). Estou muito contente com a Ecole que o destino colocou no meu caminho, pois não fui eu quem escolheu a universidade...

Esse domingo fiz a minha melhor refeição aqui na França. Cansei de comer baguete no final de semana e almocei em um restaurante chamado Cafeteria de Paris. Comi um prato chamado steak hache. É tipo um bife de hamburguer, mas para os padrões franceses, está bom demais. É muito raro comer carne de gado aqui, no máximo bife de hamburguer. A melhor parte, é que além de bom, foi super barato:só 3,70 euros o meu almoço!!!!

Esse domingo recebemos na nossa casa mais uma estudante. Ela se chama Eva e é hungara. Ela tem 24 anos e faz Engenharia Elétrica!!!!! Estou impressionada. Eu conheci mais meninas que fazem Eng. Elétrica no Cavilam do que eu conheci durante 2 anos e meio na UFRGS. Ela é super querida e fala bem francês, o que acaba nos ajudando na hora de nos comunicarmos, pois ela também fala inglês.

A melhor notícia da semana é que eu vou ter internet em casa. A minha mère comprou internet e um computador, a parte ruim é que só vão instalar daqui a 15 dias... =(
Vou ter que continuar trazendo o computador para o Cavilam e carregando esse peso todo..
Mas tudo bem, certamente vale o esforço.

Até a próxima!!

Beijos

2 comentários:

Papai disse...

Oi filhota !
O que posso te dizer é que a saudade também está grande por aqui, mas sabemos que este será um período de aprendizado... para ti e para nós...
Apostamos, mas acho que todos estão ganhando, certo ?
O frio aqui está intenso.... neste último final de semana, em várias cidades gaúchas, o termômetro baixou de zero... algumas cidades como Vacaria (fazendo do tio Carlos) a temperatura chagou a -3,7 graus...
Um beijão do papai.
P.S. Se precisar de din din, avisa...

Papai disse...

Cris !
Sobre este teu texto, eu faria apenas uma sugestão ....
Mude o nome da nova associação para SN... Saudosas Nominadas... tendo em vista que até o presente momento, todas são conhecidas e tem nome... rs rs rs rs
beijos e boa sorte a todas da SN....
Papai